Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Governo Federal aumenta imposto de importação

Apoio ao Comércio


O Governo Federal colocou em vigor nesta segunda-feira o aumento para o Imposto de Importação de mais de 100 produtos. O aumento terá vigor de 12 meses e elevará a alíquota média dos atuais 12% para 25%.


Os produtos desta lista foram acordados com os demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Venezuela, pois o Paraguai está temporariamente suspenso) e irão integrar a Tarifa Externa Comum (TEC). O aumento de impostos de importação para 200 produtos já foi aprovado pelo grupo com o intuito de proteger o mercado local, porém cada país terá uma lista própria.


A medida foi duramente criticada pelos países desenvolvidos, principalmente pelos Estados Unidos, que acusaram o governo brasileiro de protecionismo . Em resposta o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior disse que o aumento está estritamente dentro dos limites impostos pela Organização Mundial do Comercio (OMC), que impõe um teto de 35% para produtos industrializados e de 55% para produtos agrícolas.


Vários fatores foram levados em conta pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior para a criação da lista de produtos, como o impacto do aumento do imposto no preço final dos produtos, o aumento de importações, a capacidade produtiva e o nível de utilização da capacidade industrial instalada, a analise das cadeias produtivas e a compatibilidade com as diretrizes do Plano Brasil Maior.

 


 

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …