Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Governo Federal deve manter IPI reduzido para automóveis

Apoio ao Comércio


A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, iniciada em maio, pode ter seu período de vigência ampliado até dezembro deste ano. A possibilidade de uma nova prorrogação é conseqüência do desempenho aquém do esperado para o setor. As vendas de carros novos em setembro apresentaram reduções de 31,4% com relação a agosto, e na primeira quinzena de outubro, a queda foi de 10,2% ante as duas primeiras semanas do mês anterior, segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, contribuindo para que o Governo Federal anuncie esta decisão no fim do mês, caso de fato ocorra.


No caso de carros nacionais de motor 1.0, o imposto foi zerado, e para os de motor 2.0, reduziu-se à metade. Os preços finais destes carros caíram entre 5% e 10%, significando uma perda de R$800 milhões em arrecadação.


A extensão do benefício é esperada também em função de um novo regime automotivo que pode ser lançado em janeiro. A idéia é que carros econômicos e contendo mais peças nacionais tenham o imposto reduzido. Além disso, a medida tem sido utilizada desde o governo Lula como forma de estímulo à economia em tempos de recessão, como em 2008.


 

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …