Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBC-BR cresce em agosto

Apoio ao Comércio


 


O Banco Central divulgou nesta quarta-feira, 16, o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), que mede o desempenho da economia brasileira. Este índice é muito usado como um “prévia” do PIB por considerar os mesmos parâmetros do PIB e por ser divulgado mensalmente.


 


Em agosto, o IBC-BR cresceu, na comparação com o mês anterior, 0,08%, um valor superior à queda de -0,34% vista em julho. Porém, quando se observa agosto de 2012, o crescimento da base foi de 1,72%. No acumulado do ano, o crescimento já alcança 2,92% e no de 12 meses 2,31%. 


 


Estas bases têm indicado que a economia brasileira conseguiu manter um ritmo estável no crescimento até o segundo trimestre, mas que o terceiro poderá ter um resultado relativamente fraco, freando uma retomada do crescimento da economia para este ano.


 


As expectativas para o PIB em 2013, de acordo com o relatório Focus do BACEN, estão em torno de 2,5%, acima do crescimento de 0,9% em 2012 e bem perto do valor de 2011 (2,7%). Com isso, espera-se que tanto o terceiro, como o quarto trimestre tenham crescimentos menores e façam a economia fechar perto do estimado. 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
25 de março de 2026
Mais de 80% dos lojistas dos segmentos de bombonieres e peixarias de BH estão otimistas com as vendas para a Páscoa

A expectativa dos empresários é que 66,83% dos consumidores mantenham ou aumentem o consumo em relação …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Redução da Selic é vista como um ‘respiro’ para o setor de comércio e serviços

Para a CDL/BH, queda é um bom caminho para a retomada de investimentos, melhora no acesso …