Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBC-Br registra queda de 0,52% em setembro

Apoio ao Comércio


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,52% em setembro. Essa foi a maior retração do índice desde outubro de 2011. Essa queda já era esperada pelo mercado dado os fracos desempenhos da indústria (Que apresentou queda de 1,0% na produção – IBGE) e do comércio varejista ampliado (que teve queda de 9,2% no volume de vendas – IBGE) no mês de setembro. Quando comparado a setembro de 2011 o índice apresentou crescimento de 0,44%.


 O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade nos três principais setores da economia: indústria, serviços e agropecuária. Esse índice serve para avaliar e antecipar o desempenho da atividade econômica.


 Essa medida do desempenho da economia é importante para o Banco Central na hora de tomar decisões. Ele também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (COPOM) na hora de decidir o nível da taxa básica de juros, Selic. O COPOM iniciou em agosto do ano passado um ciclo de redução da taxa Selic, que hoje se encontra em 7,25% a.a.


 Em setembro o Banco Central revisou sua previsão para o crescimento da economia esse ano de 2,5% para 2,0%. Já o mercado financeiro espera que o PIB cresça 1,54% esse ano, segundo o relatório Focus do Banco

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …