Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBGE apresenta os PIBs municipais de 2010

Apoio ao Comércio


Na última quarta-feira, 12, o IBGE revelou os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros no ano de 2010. A publicação mostra que a cidade de Belo Horizonte representou naquele ano 1,37% do PIB brasileiro, percentual menor do que verificado nos três anos anteriores (2007: 1,44% 2008: 1,39% 2009: 1,38%). Ainda assim, o município ocupa a quinta colocação quanto às cidades com maior participação no produto nacional.


Belo Horizonte também representou no ano em questão 2,47% do PIB da região Sudeste, reduzindo sua participação em relação aos três anos anteriores (2007: 2,55% 2008: 2,49% 2009: 2,50%). A participação da capital mineira também se reduziu em relação ao PIB do estado, ficando em 14,70% no ano de 2010, ante 15,12% em 2006, em 15,87% 2007, 14,96% em 2008 e 15,58% em 2009.


 


Nota-se que a grande participação dos serviços na economia brasileira também se aplica à capital mineira, visto que o setor em questão representou em 2010 aproximadamente 69,36% do PIB do município. Dentre os cem principais municípios com maior participação dos serviços no PIB, Belo Horizonte ocupa a quarta posição, e outras cinco cidades (Contagem, Betim, Uberlândia, Juiz de Fora e Uberaba) também constam no ranking.


 


Como ressalta a publicação, o comércio é um dos subsetores que mais impactam neste resultado, o que é fomentado pelo grande número de vendas no varejo em 2010 (acumulando variação de 10,9% no ano) , quando a economia brasileira passava por um momento de recuperação, apresentando altas taxas de crescimento. 


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
9 de junho de 2026
Vendas para o Dia dos Namorados devem ganhar força nesta semana em Belo Horizonte

Pesquisa da CDL/BH apontou que seis em cada dez consumidores irão comprar o presente nos próximos …

Apoio ao Comércio
5 de junho de 2026
Dia dos Namorados deve movimentar comércio de BH com gasto médio de R$ 264 por presente 

Valor previsto pelos consumidores é 42% maior que em 2025; roupas, cosméticos e calçados lideram a …

Apoio ao Comércio
2 de junho de 2026
CDL/BH esclarece sobre funcionamento do comércio na capital mineira no feriado de Corpus Christi, 4 de junho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …

Apoio ao Comércio
1 de junho de 2026
Copa do Mundo deve movimentar consumo de alimentos, bebidas e itens temáticos em BH

Pesquisa da CDL/BH mostra que mais da metade dos consumidores pretende acompanhar os jogos. Comércio aposta …