Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Impactos da Copa do Mundo de Futebol na Savassi

Atuação Social

 

O coordenador do Conselho CDL Savassi, Alessandro Runcini, recebeu representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para falar a respeito dos impactos que a Copa do Mundo de Futebol trará para a região da Savassi. A reunião do Conselho CDL Savassi ocorreu nesta terça-feira, 29 de abril, na sede da CDL/BH.
 
O Major Wagner de Mattos, assessor estratégico da Assessoria Extraordinária da Copa do Mundo da Polícia Militar, apresentou detalhes da Segurança na Copa do Mundo 2014 para a Savassi. Mattos explicou que a estratégia de segurança da Savassi, assim como as demais regiões da Capital e do Estado, estará concentrada no Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na Cidade Administrativa.
 
“Hoje o centro de controle é o maior com número de órgãos integrados e é o melhor do Brasil em termos de operação com um total de 900 câmeras de vigilância”, explicou o Major. Segundo ele, 34 órgãos estarão trabalhando em conjunto na Copa do Mundo, entre eles a Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
 
Para a Savassi, o Major Mattos esclareceu que serão nove câmeras de monitoramento. A segurança também será reforçada em locais estratégicos com maior efetivo de policiais próximo a hotéis, pontos turísticos como a Praça da Liberdade e Praça Diogo de Vasconcelos e terminais da Copa, locais onde os turistas embarcarão com destino aos jogos no Mineirão.
 
O gerente de promoções da Secretaria Municipal para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Glauco Carvalho, apresentou a Perspectiva para o comércio da Savassi na Copa do Mundo 2014. “Eu acho que vocês devem esperar oportunidades como vocês nunca tiveram na vida”, disse Carvalho se referindo aos lojistas presentes na reunião do Conselho.
 
Ele explicou que a maior parte dos turistas, a exemplo do que ocorreu na Copa das Confederações, ficará hospedada na Savassi. Como a maioria dos jogos será às 13 horas, o fluxo de turistas circulando na região na parte da manhã, a partir das 8 horas, será muito grande. “O perfil dos turistas da Copa são homens solteiros que falam inglês ou espanhol e possuem renda média de 25 mil reais, com grande potencial de compras”, alertou Carvalho.
 
O gerente de promoções explicou também que o Brasil obteve uma vendagem altíssima de ingressos. A distribuição dessas entradas para os jogos ficaram 44% nas mãos dos turistas estrangeiros, 31% com turistas de outras regiões do Brasil e 22% com moradores da Capital e arredores. “Somente turistas argentinos serão 30 mil em Belo Horizonte durante os jogos. Os lojistas precisam aproveitar esse lado bom da Copa”, enfatizou Carvalho.
 
A região da Savassi terá o Centro de Atenção ao Viajante. Qualquer turista estrangeiro que precisar de algum tratamento médico será levado para esse Centro, localizado na Rua Paraíba, número 890. Além disso, a região terá também um dos Terminais da Copa, em frente ao restaurante Assacabrasa, para levar os torcedores ao Mineirão, hospedará a imprensa internacional no Hotel Ibis Savassi e a família FIFA, integrantes do órgão, no hotel Quality INN
 
Diversos eventos serão realizados na Savassi durante o Mundial de Futebol. Confira abaixo a lista daquelas que já foram licenciados.
 
– Festa italiana – 01 de junho (Veja detalhes abaixo)

– Festa da Música – 01 a 07 de junho – Praça da Liberdade e Praça da Savassi;
 
– Arte Solo Américas – 20 a 22 de junho – Praça da Liberdade;
 
– Gastronomia de Rua – 28 e 29 de junho – Praça da Liberdade.
 
Festa Tradicional Italiana
 
A Festa Italiana já se tornou tradição na Savassi e a 8ª edição promete muita cultura, comida típica e música boa. A festa este ano será realizada no dia 1º de junho, domingo, com o tema da Copa do Mundo de Futebol. A assessora de Comunicação da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG), Alessandra Nardini, apresentou detalhes da reunião do Conselho CDL Savassi.
 
Segundo Nardini, a expectativa volante de público é de 40 mil pessoas. Apesar disso, no ano passado a festa chegou a ter 80 mil pessoas presentes e arrecadou 28 toneladas de alimentos. Para evitar desconforto do público, a assessora disse que serão feitos alguns ajustes como a mudança de local do palco, estruturas e espaço entre as barracas, além do aumento no número de seguranças.
 
A Festa terá apresentação de diversas bandas italianas e também da banda de música da PMMG.
 
Informações
 
Data: 01/06 – Domingo
Local: Avenida Getúlio Vargas – Entre as ruas Professor Morais e Tomé de Souza
Horário: De 10h às 21h
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH
 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …