Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de Confiança de Serviços

Apoio ao Comércio


O Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Banco Central, apresentou queda de 3,2% no mês de julho em comparação ao mês anterior, atingindo o menor patamar desde agosto de 2009. Esta é a quarta queda consecutiva do indicador, que tem por objetivo avaliar as expectativas dos empresários quanto ao nível de demanda para os próximos três meses. O ICS é calculado mensalmente e é mensurado através de pontos, variando de 0 a 200; assim, quanto menor o número de pontos, pior é o desempenho do setor. No mês de julho, o indicador atingiu 120,6 pontos, ante 123,1 no mês anterior; em agosto de 2009, havia alcançado 116,2 pontos.


O indicador da FGV é divido em dois subíndices, sendo eles a ISA-S (Índice de Situação Atual), que mede as expectativas dos empresários em relação ao presente; e o IE-S (Índice de Expectativas), que analisa as perspectivas da classe para o futuro.


Tanto o ISA-S quanto o IE-S apresentaram queda, na magnitude de 2,4% e 1,7%, respectivamente. A explicação para este fraco resultado é o atual cenário econômico, somado às expectativas de baixo crescimento para os meses seguintes, contribuindo para uma menor confiança quanto ao desempenho do setor de serviços pelo empresariado.


 

Publicações similares

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Notícias gerais
22 de março de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES NAS CASAS LEGISLATIVAS

Modernização do Código de Posturas; Subcomissão para acompanhar regulamentação da reforma tributária; folga quinzenal aos domingos …