Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação dispara em março e cresce 0,92%

Apoio ao Comércio


 


O IPCA, índice de inflação oficial medido pelo IBGE, disparou em março e cresceu 0,92% na comparação com fevereiro. O valor foi acima da média esperada pelo mercado, que estimava um crescimento de 0,84% para o mês em questão, surpreendendo até mesmo os mais pessimistas em relação ao valor.


 


Os setores que mais puxaram o índice foram “Alimentação e Bebidas”, com alta de 1,92% (destacando os sub-itens “Batata Inglesa, que teve elevação de 35,05%, “Tomate” aumentou 32,85% e “Feijão Carioca” subiu 11,81%); “Transportes”, com crescimento de 1,38% (enfatizando o sub-item “passagens aéreas”, que foram reajustadas em março por causa do carnaval e aumentaram 26,49%) e “Despesas Pessoais”, com elevação de 0,79%. 


 


No acumulado do ano o índice chegou a 2,18%. Os itens “Educação”, “Alimentação e Bebidas” e “Despesas Pessoais” tiveram alta de 7,14%, 3,35% e 3,23%, respectivamente. Já o acumulado de 12 meses chegou ao valor de 6,15%, se aproximando do teto da meta de 6,5% a.a.. 


 


Esta proximidade do IPCA ao seu teto acendeu um alerta para o mercado e para o governo, que está preocupado com os efeitos da falta de chuva para a economia, tanto na agricultura como no setor elétrico, que acaba impactando nos preços de praticamente todos os outros setores. 


 


Outra preocupação do governo é o índice de dispersão da inflação, ou seja, a parcela dos itens que apresentaram alta, em relação ao total que compõe a cesta, mostrou que 71% dos itens tiveram elevação no valor, contra 64,3% no mês de fevereiro. Esta contaminação da economia com a inflação pode ser prejudicial para o controle da inflação, pois dificulta uma atuação mais objetiva por parte do governo.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …