Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Iniciativa busca suspensão de liminar que impede ação da PM em manifestações

Atuação Social

A CDL/BH e mais 15 entidades que fazem parte do movimento BH Novos Tempos realizaram nesta quarta-feira, 25, uma importante reunião com representantes doGoverno de Minas Gerais,Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), Polícia Civil ePolícia Militar (PM). O objetivo da reunião foi debater e propor ações para tentar suspender a liminar que proíbe a PM de adotar táticas de cerco aos manifestantes durante os protestos contra a Copa do Mundo.
 
De acordo com o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, a partir dos últimos atos de vandalismo na cidade ocorridos no dia 12 de junho, onde agências bancárias, lojas, prédios públicos e privados foram depredados,  inclusive a sede da CDL/BH, a PM adotou uma postura mais ostensiva. “Embora a conduta da polícia tenha sido mais rigorosa na prevenção e na repressão, ela não deve ser classificada como exagerada ou excessiva, mas como necessária”, explicou. 
 
O temor maior dos presentes na reunião é que depois da expedição da liminar na última terça-feira, as manifestações voltem a ocorrer de forma mais violenta. O subsecretário de promoção da qualidade e integração do sistema de defesa da Secretaria de Estado de Defesa social, Daniel de Oliveira Malard, garantiu que o cenário é outro e que o Estado e as polícias militar e civil estão preparados, devido às experiências da Copa das Confederações.
 
Ele disse que o modo de tentar suspender essa liminar é apresentar ao Tribunal de Justiça os contrapontos caso a mesma seja mantida e o posicionamento da sociedade civil organizada quanto ao assunto. “É o momento de nós cidadãos exercermos nossa cidadania, sairmos do discurso de provocação e irmos para prática”, afirmou.
 
O vice-presidente Institucional da CDL/BH e subsecretário de desenvolvimento econômico da PBH, Marcelo de Souza e Silva, sugeriu o envio de documento ao Governador Alberto Pinto Coelho, com assinaturas de presidentes das entidades participantes do BH Novos Tempos demonstrando a indignação quanto a liminar e solicitando que o Estado recorra contra essa ação. 
 
O ofício foi produzido pelo setor jurídico da CDL/BH enquanto a reunião transcorria. Ao final do encontro todos os presidentes das 15 entidades assinaram o documento que foi enviado no mesmo dia ao governador.
 
Comerciantes atingidos pelos vandalismo
 
A delegada de Polícia Civil, Gislene de Oliveira Rios, também participou da reunião e alertou os comerciantes que presenciaram e sofreram com o vandalismo no último dia 12 para que procurem a 5ª delegacia de Polícia Civil no bairro Floresta e registrem a ocorrência. 
 
Nesta delegacia estão concentrados todos os esforços de investigação referente aos vandalismos nas manifestações. “Se você presenciou a depredação, mesmo que não se lembre do rosto dos participantes, se tem imagens de circuito interno de TV, vá até a delegacia e leve para nós, tudo contribui e faz diferença no resultado final das investigações”, explicou Rios.
 
Segundo ela, estão sendo instaurados inquéritos que serão transformados em um processo criminal contra os vândalos. “Para cada estabelecimento atingido será instaurado um inquérito, que virará um processo criminal. No final, esses vândalos responderão não apenas por um fato, mas por diversos processos”, concluiu a delegada.
 
5ª Delegacia de Polícia Civil 
 
Rua Pouso Alegre , 417 , 
Floresta, Belo Horizonte  –  MG   
  
Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …