Notícias - 17 de maio de 2017 Inteligência competitiva para o varejo Apoio ao Comércio Em um contexto em que a informação ganha cada vez mais importância e o mercado é extremamente competitivo, o empresário precisa saber como utilizá-la em favor da empresa para agir pró-ativamente e tomar decisões mais assertivas. Quem afirma é o professor Fernando Gilbert que ministrou a palestra “Sistema de Informação de Marketing e Inteligência Competitiva Aplicados ao Varejo”, na reunião quinzenal da CDL Jovem, nesta quarta-feira, 17. De acordo com o professor, inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Para Gilbert, na era da economia da informação é impensável que organizações se baseiem apenas nos insights criativos de seus profissionais, sem conhecer a fundo o perfil de seus potenciais clientes. As corporações precisam de inteligência competitiva e de um sistema de informação de marketing para se sobressaírem. Mas as empresas mineiras não têm o hábito de compartilhar dados, não alinham as informações que são importantes para seus colaboradores desempenharem bem suas atividades. O sistema de informação de marketing é formado por três formas de coleta de informações no ambiente organizacional: 1 – Registros internos – São as informações que a empresa já tem, como relatório de vendas, análise de notas fiscais, contas a receber, etc. 2 – Inteligência de mercado – São procedimentos e fontes onde profissionais buscam informações sobre o mercado e o que está acontecendo, como livros, jornais, reuniões empresariais, conversas com fornecedores, vendedores, etc. 3 – Pesquisa de Marketing – São estudos formais de marketing, sobre problemas e oportunidades para empresa, como pesquisa de mercado, teste de preferência de produto, previsão de vendas, avaliação de campanha publicitária, etc. Aplicação – Um exemplo prático do uso estratégico dessas informações, segundo Gilbert, é uma concessionária em BH que queria abrir uma filial, mas não sabia em qual região seria melhor. Ao analisar o perfil de seus clientes e dados como a região onde moravam, por exemplo, a empresa teve subsídios para tomar a melhor decisão. Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …