Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Junior Achievement e Sebrae buscam voluntários

Atuação Social

A Junior Achievement de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae, está com as inscrições abertas para os interessados em participar como voluntários orientadores no Programa Miniempresa 2015.


 


O Programa Miniempresa proporciona aos jovens do ensino médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Este será desenvolvido em escolas públicas de Belo Horizonte – MG durante 15 semanas, com encontros de 3h30 cada, sendo um encontro por semana à noite de 18h30 às 22h ou aos sábados pela manhã.


Para atuar como voluntário, os interessados deverão preencher o formulário online, até o dia 27 de fevereiro, disponível no link: http://migre.me/ou7tH.


 


Todos os selecionados participarão de uma capacitação/treinamento antes de iniciar o programa na escola, onde conhecerão toda estrutura do programa, material didático, além de definir qual escola e dia da semana vão atuar.


 


O Programa Miniempresa


 


O programa Miniempresa, da junior achievement, proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança. 


 


O programa é realizado durante quatro meses. A empresa criada pelos alunos tem suas ações lançadas no mercado e paga impostos em valores correspondentes aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição escolhida pelos alunos participantes.


 


Com a estrutura da organização pronta, aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, normalmente realizada em shoppings, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.


 


Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.


  


A Junior Achievement


 


Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. A Junior Achievement acredita na capacidade e potencialidade do ser humano e incentiva os jovens a adotarem responsabilidade pelos próprios destinos. É uma instituição de promoção do empreendedorismo para jovens. Hoje está presente em mais de 120 países, em todas as capitais dos Estados brasileiros e atende mais de 10 milhões de jovens por ano, preparando-os para serem futuros empreendedores.


 


Fundada no Brasil em 1983, a Junior Achievement está em Minas Gerais desde 2003, e já beneficiou no Estado mais de 170 mil jovens, com a colaboração de 9000 voluntários em 30 cidades. Histórias de sucesso, números cada vez maiores de atendimento, melhoria constante em seus processos, maior alcance regional e profissionais qualificados. Estas são apenas algumas conquistas da Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG).


 


 


Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …