Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Juro do cheque especial resiste no maior nível em 25 anos

Apoio ao Comércio

Depois que os bancos públicos desistiram de comprimir os juros para forçar a queda do custo do crédito no país, as taxas cobradas no cheque especial subiram para os maiores percentuais da série estatística do Banco Central, que cobre 25 anos.


 


Em junho, segundo o último dado do BC, a taxa média estava em 322,23% ao ano, mesmo com o juro básico na mínima histórica. Há um salto significativo nos últimos anos, quando as instituições oficiais, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, perderam o fôlego financeiro e tiveram que subir os juros para recompor margens.


 


As taxas do cheque especial de pessoas físicas ficaram em 301,5% ao ano em média a partir de 2015. Esse percentual representa forte alta em relação ao que vigorou durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, marcada pela interferência nas instituições oficiais para forçar maior competição no mercado — o custo médio do cheque especial no período ficou em 155,7% ao ano, com uma taxa mínima de 136,7% ao ano em março de 2013. E também supera a média de 159,9% ao ano dos cinco anos anteriores, de 2007 a 2011.


 


Alguns especialistas da indústria bancária ouvidos pelo Valor reconhecem, reservadamente, que o mercado pode ter aproveitado para migrar para um patamar de preço mais alto depois que a Caixa e o BB começaram a subir as suas taxas.


 


Ele levanta a hipótese de que a recessão e a fraca recuperação da economia tenham levado o sistema a uma posição mais defensiva. Nessas ocasiões, os bancos restringem a oferta de crédito e cobram juros mais altos, sobretudo em linha mais arriscadas. Há outras mudanças estruturais nesse mercado de cheque especial que podem ter afetado as taxas, diz o representante do setor bancário. Uma delas é a perda de importância relativa do cheque especial na carteira de crédito dos bancos.


 


De 2001 para cá, a fatia do cheque especial no saldo de crédito caiu de 7,5% para perto de 1%. Segundo esse raciocínio, os clientes com melhor avaliação de crédito teriam migrado para outras linhas de empréstimo, sobrando aqueles com perfil mais arriscado. Mas, apesar da queda na participação das carteiras, o cheque especial ainda responde por uma parte significativa da receita dos bancos. Em estudo recente, o Banco Central conclui que o cheque especial foi responsável por aproximadamente 10% da margem de juros líquida gerada pelo crédito do sistema bancário.


 


Fonte: Valor Econômico


 


Departamento de pesquisa da CDL/BH


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …