Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Lojistas prejudicados

Apoio ao Comércio

Os encontros de jovens promovidos pelas redes sociais que vêm ocorrendo nos shoppings centers da Capital nos últimos dias foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH desta quinta-feira(29), presidida pelo vice-presidente, Davidson Cardoso. 


 


A Comandante do Policiamento da Capital, Cel. Cláudia Romualdo, o Comandante do Policiamento de Eventos, Cel. Carvalho, o Delegado da Polícia Civil Anderson Âlcantara e representantes dos principais shoppings centers de Belo Horizonte estiveram presentes para debater soluções para os problemas desencadeados por esses eventos. O próximo encontro agendado pelas redes sociais está programado para este sábado, no shopping Boulevard.


 


O superintendente do Minas Shopping, Cícero Santana, defendeu que não houve arrastão no shopping como foi noticiado pela imprensa no encontro organizado por esses jovens no último sábado (24). Ele afirmou que também não foi registrado roubo, nem dano ao patrimônio, mas a aglomeração obrigou os lojistas a fecharem as lojas e gerou intranquilidade nos clientes, que deixaram de fazer suas compras e não voltaram depois, após o fim do encontro, causando prejuízos às lojas. “O que me preocupa é a insegurança causada ao cliente, já tivemos um primeiro semestre ruim em vendas e agora que poderíamos recuperar começam a acontecer esses eventos”, disse.


 


A Comandante Cel. Cláudia Romualdo enfatizou que a polícia militar está acompanhando de perto a organização desses eventos, e preparada para atuar, defendendo a população. “Estamos aqui hoje na CDL/BH para tranquilizar não só os lojistas, mas também os cidadãos belorizontinos para que possam ir e vir, fazer suas compras e passear tanto nos shoppings como na lojas de rua, pois estamos fazendo o nosso trabalho, agindo preventivamente e também durante esses encontros, para preservar a segurança de todos”, disse. 


 


Segundo Romualdo, a Policia Militar vem agindo estrategicamente em parceria com a Polícia Civil e a segurança dos shoppings para evitar maiores danos nesses eventos. Para Romualdo, é necessário responsabilizar os pais desses jovens, pois a maioria deles não deve saber o que seus filhos fazem na internet ou fora de casa.   


 


O Delegado da Polícia Civil Anderson Alcântara esclareceu que há dificultadores na investigação dos eventos ocorridos nos shoppings Estação e Minas Shopping, e solicitou apoio dos lojistas, para que cedam imagens dos equipamentos de segurança das lojas para identificar as pessoas envolvidas.  


 


Impunidade


 


O Cel. Carvalho destacou que esse é um novo fenômeno social, nascido no país na época da realização da Copa das Confederações, e que já existia em outros países. Mas há regras e penalidades para que eles aconteçam nesses países, e também a certeza da punibilidade quando as regras são desrespeitadas. Para ele, o mesmo não acontece aqui. Durante as manifestações e esses encontros em shoppings, os organizadores sabem que não serão punidos. “Se você prende uma pessoa, aparecem 10 advogados para defendê-la”, disse. 


 


Romualdo, Alcântara e Carvalho são unânimes em afirmar que é necessário reformular a legislação brasileira, pois atualmente os infratores não permanecem presos, há uma série de medidas e recursos para que essas pessoas voltem para as ruas rapidamente e continuem a praticar atos ilegais. 


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …