Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mais proximidade com nossos associados

Atuação Social

A CDL/BH lançou nesta terça-feira, 26 de outubro, o Conselho Regional Virtual CDL/BH Barreiro, um novo canal de diálogo direto entre empresários da regional e a entidade. O evento foi realizado na sede do 41° Batalhão da Polícia Militar, no Barreiro, e contou com a presença de empresários da região. 
 
Os Conselhos Regionais Virtuais são fóruns  de discussão, mediados principalmente pelo Whatsapp, voltados para assuntos de  desenvolvimento das principais regiões comerciais de BH. O objetivo é diagnosticar, debater  e agir de forma proativa e participativa, em ações que contribuirão para a melhoria dessas regiões e do comércio local.
Segurança em pauta – Fez parte da programação do evento palestra sobre segurança, ministrada pelo Ten. Cel, Alan Magalhães  e Ten. Luana Pontes, ambos da PMMG. O tema 'segurança' foi apontado em pesquisa recente  da  CDL/BH como um dos principais desafios enfrentados pelos empresários da região. 
 
Magalhães destacou que segurança pública é um dos grandes desafios atuais em todo o país. “Temos presenciado o aumento da criminalidade, talvez porque demoramos muito para nos organizar”, disse. Para ele, polícia, empresários, o estado e toda a sociedade devem unir esforços para mudar esse cenário. 
 
Bom exemplo – Um dos caminhos para essa mudança, e que tem obtido resultados positivos, são as redes de vizinhos ou comerciantes protegidos, implementados em vários bairros de Belo Horizonte. Um deles é a Rede de Comerciantes Protegidos da Savassi, criado pela Polícia Militar, em parceria com a CDL/BH. A Ten. Luana Pontes relatou aos empresários presentes a experiência que vem obtendo com o grupo.
 
Segundo ela, trata-se de uma rede de proteção solidária, pois os comerciantes passaram a cuidar uns dos outros. Os participantes estabeleceram um vínculo de amizade e já entendem que a participação ativa é fundamental. Eles conhecem os infratores que circulam pela região, de modo que ao avistar um suspeito, registram por foto e compartilham no grupo para que os demais fiquem atentos e a Polícia Militar seja acionada rapidamente. 
 
Além disso, as contribuições dos comerciantes enriquecem o trabalho da Polícia, pois eles relatam fatos antes desconhecidos pela PMMG, e ressalta que é vantajoso para os comerciantes participarem do grupo, pois eles passam a saber sobre a atuação da Polícia Militar nas proximidades, as autuações feitas, as prisões, etc. 
 
Parceria – Para a Tenente, a parceria com a CDL/BH é fundamental, pois a entidade é a responsável pela administração do grupo e inserção de novos participantes. “O trabalho que temos desenvolvido em parceria é excelente. A união dos esforços faz muita diferença nesse cenário de segurança pública que estamos vivendo”, disse.
 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …