Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno

Apoio ao Comércio

A pandemia tem impactado negativamente a economia mundial, com fechamento de fronteiras, com produção industrial interrompida e com cadeias de suprimentos sendo afetadas. Há uma piora na percepção de risco, o que afeta os investimentos, levando as empresas a apresentarem fraco desempenho.


 


As medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno, em um período em que a economia mundial apresenta desaceleração e a interna baixo crescimento.




No entanto, se estas medidas não forem associadas às reformas estruturais – criando um ambiente de negócio saudável e seguro para atração de investimentos diretos -, com sustentabilidade fiscal do país, essas ações de incentivo econômico de curto prazo podem ser insuficientes para alavancar a economia.



Torna-se necessário também um possível aumento do gasto público para destinar mais recursos à saúde, podendo o governo alterar o teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento das suas despesas.


 


O setor de comércio e serviços de BH, responsável por 72% do PIB da capital, com esta pandemia, está perdendo por dia de vendas, em média, um valor de 20,5 milhões de reais. A expectativa é que o governo consiga acelerar a aprovação das reformas e realizar ações que ajudem na compensação das perdas dos setores produtivos do país, criando um ambiente econômico capaz de atrair investimentos de extrema relevância na geração de empregos e renda para conseguirmos nos manter em rota de crescimento com uma economia mais consistente e sustentável.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …