Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno

Apoio ao Comércio

A pandemia tem impactado negativamente a economia mundial, com fechamento de fronteiras, com produção industrial interrompida e com cadeias de suprimentos sendo afetadas. Há uma piora na percepção de risco, o que afeta os investimentos, levando as empresas a apresentarem fraco desempenho.


 


As medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno, em um período em que a economia mundial apresenta desaceleração e a interna baixo crescimento.




No entanto, se estas medidas não forem associadas às reformas estruturais – criando um ambiente de negócio saudável e seguro para atração de investimentos diretos -, com sustentabilidade fiscal do país, essas ações de incentivo econômico de curto prazo podem ser insuficientes para alavancar a economia.



Torna-se necessário também um possível aumento do gasto público para destinar mais recursos à saúde, podendo o governo alterar o teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento das suas despesas.


 


O setor de comércio e serviços de BH, responsável por 72% do PIB da capital, com esta pandemia, está perdendo por dia de vendas, em média, um valor de 20,5 milhões de reais. A expectativa é que o governo consiga acelerar a aprovação das reformas e realizar ações que ajudem na compensação das perdas dos setores produtivos do país, criando um ambiente econômico capaz de atrair investimentos de extrema relevância na geração de empregos e renda para conseguirmos nos manter em rota de crescimento com uma economia mais consistente e sustentável.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
19 de outubro de 2023
CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te …

Apoio ao Comércio
26 de setembro de 2023
EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE 

CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa  O setor de comércio …