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Mobilidade Urbana e Desenvolvimento

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O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, representou a Entidade e o empresariado da Capital na solenidade em que o Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, assinou juntamente com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, a parceria para criação de novo viaduto na BR-356. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 29 de julho, no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa Tancredo Neves.

 
O convênio entre o Governo e a Prefeitura destinará R$ 13 milhões para a construção de um viaduto de transposição da BR-356, no sentido Belo Horizonte/ Nova Lima. O novo viaduto será determinante para a consolidação do Portal Sul, mais conhecido como Complexo Viário Sul, um conjunto de obras ligando a BR-356 à MG-030, duas importantes vias de acesso a Belo Horizonte.
 
“Esta é uma obra que a cidade ansiava. Nós acreditamos que será um avanço para a mobilidade urbana, trazendo mais fluidez e segurança para o trânsito e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social não só de Belo Horizonte e Nova Lima, mas de todo o Estado”, afirmou Falci.
 
Além da assinatura da parceria, também foi autorizada a publicação, no Diário Oficial, do edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) referente ao projeto do Rodoanel Leste.
 
Novo Viaduto 
 
A construção do viaduto ligando as duas rodovias é parte importante para a ampliação da capacidade do sistema, retirando do atual trevo um número significativo de veículos que hoje utilizam a interseção, e desviando, do bairro Belvedere, o fluxo de tráfego com destino a Nova Lima.
 
O viaduto, com 190 metros de extensão e 8 metros de largura, começa na via lateral junto à Copasa, transpondo as duas pistas da BR-356 em direção à MG-030, sem a necessidade de se integrar com o sistema viário do Belvedere ou com o fluxo de tráfego do entorno do BH Shopping. O viaduto, com duas faixas de tráfego, terá capacidade de circulação de 36 mil veículos por dia, ou em torno de 4 mil veículos na hora de maior demanda.
 
O complexo Viário Sul irá desafogar o trânsito e melhorar o acesso ao Belvedere, já que não será mais necessário passar pelo bairro para se dirigir à região dos condomínios, Nova Lima e municípios vizinhos, com reflexos positivos no transporte coletivo. Haverá redução do tempo de viagem para aproximadamente 120 mil pessoas.
 
 
Rodoanel Leste
 
A publicação do edital para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) permitirá à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e à unidade PPP da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) a realização de estudos, de viabilidade e forma de implantação do Rodoanel Leste. Grupos econômicos e da sociedade civil podem participar com propostas, estudos e pesquisas, conforme edital. O traçado e o modelo de negócios serão os pontos fundamentais discutidos durante o PMI.
 
A construção de um novo anel viário na região de Belo Horizonte está prevista para ser feita em três segmentos: o Rodoanel Norte, ligando a BR- 381 de Betim à Ravena; o Rodoanel Sul, conectando Betim à BR-040 próximo ao Bairro Olhos D’água; e o Rodoanel Leste, que possibilita o fechamento das conexões supracitadas pelo sentido leste. Estes trechos ficariam sob  responsabilidade do Governo de Minas, Governo Federal e Prefeitura de Belo Horizonte, respectivamente.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de Minas 
 

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