Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Municípios se comprometem com o meio ambiente

Atuação Social

“Hoje são os prefeitos que estão mostrando para todo o mundo o que pode ser feito na área de sustentabilidade”. Com esta afirmação, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton abriu a reunião Rio + C40, nesta terça-feira, dia 19, no Espaço Humanidades, montado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. A reunião do C40, que contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, faz parte da programação da Conferência Rio + 20 e discutiu o papel das cidades no estabelecimento e cumprimento de metas de redução da emissão de carbono até 2030. Bill Clinton, que falou aos participantes por videoconferência, disse ainda que o desenvolvimento sustentável é o único caminho a ser seguido e que as cidades precisam liderar este processo de melhoria da qualidade de vida que será capaz de criar comunidades mais fortes no futuro.

O C40 (Climate Leadership Group), que é presidido pelo prefeito de Nova York Michael Bloomberg, reúne governantes de 59 cidades mundiais que respondem por 21% do PIB mundial e concentram mais de 320 milhões de pessoas.  Essas cidades também são responsáveis por 14% das emissões de carbono no meio ambiente. Segundo Bloomberg, os prefeitos estão aprendendo a trabalhar juntos para reduzir a emissão de carbono. “Temos as ferramentas para avançar e podemos reduzir a emissão de carbono equivalente ao que países como México e Canadá emitem juntos por ano. O C40 se compromete a reduzir drasticamente suas emissões”, afirmou.

Marcio Lacerda participou da conferência do C40 coordenada pelo presidente do Iclei (Governos Locais Pela Sustentabilidade), David Cadman, e que contou ainda com a participação dos prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, e de Istambul (Turquia), Kadir Topbas. De acordo com Marcio Lacerda, a mobilização dos municípios e a troca de experiências são mais importantes a cada dia. “Cada conferência destas produz um novo tipo de consenso e nunca é um regresso, um passo atrás. É sempre importante que os países estejam conversando. Eu tenho certeza que, por parte dos governos municipais e regionais, há uma mobilização forte e é possível se fazer muito em nível local”, destacou.

Novo projeto para Belo Horizonte

O prefeito Marcio Lacerda também visitou na terça-feira a comunidade de Chapéu Mangueira, na capital fluminense, onde conheceu ações executadas pelo projeto Rio Cidade Sustentável, desenvolvido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O projeto, que desenvolve práticas de infraestrutura urbana e de transformação social com foco em sustentabilidade, trabalha de forma articulada com o poder público, com empresas e moradores para melhorar a qualidade de vida das comunidades. O projeto piloto, idealizado pelo CEBDS, começou a ser executado em 2011 como contribuição aos programas da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro nas comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, no bairro Leme, ambos na Zona Sul do Rio. Marcio foi acompanhado na visita pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Vitória, João Coser.

Será assinado amanhã um memorando de entendimento com o CEBDS para implantação do projeto em Belo Horizonte. Para o prefeito Marcio Lacerda é importante que os prefeitos conheçam experiências de êxito como o Rio Cidade Sustentável para que elas sejam espalhadas por todo o país. “Aqui a gente vê uma cooperação muito grande do empresariado e, com a ajuda do CEBDS, vamos avançar neste sentido em Belo Horizonte, aproveitando a experiência do Babilônia e do Chapéu Mangueira” destacou o prefeito.

Todas as ações realizadas no projeto foram definidas em conjunto com os moradores, considerando as prioridades apontadas por eles.  A primeira iniciativa foi a aplicação de uma pesquisa que ouviu os chefes de família de 40% das cerca de 1.200 casas da Babilônia e do Chapéu Mangueira. O Rio Cidade Sustentável busca incentivar a independência das comunidades, oferecendo soluções que gerem o sentido de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e a inserção  no contexto da cidade.

CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain

 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …