Notícias - 26 de outubro de 2015 Na web, o lucro fica mais distante Apoio ao Comércio A recessão torna mais distante para as grandes companhias do varejo on-line a meta de sair do vermelho. Em agosto, o volume de pedidos encolheu, pela primeira vez em 15 anos. Para minimizar os efeitos da crise, as varejistas estão enxugando custos. O prazo de pagamento esta menor, a prática do frete gratuito encolheu e se o cliente quiser receber mais rápido, paga mais. Em agosto, houve queda de 7% no volume de pedidos dos consumidores, em relação a agosto do ano passado, segundo a consultoria e-bit. No primeiro semestre, o número de consumidores ativos também caiu 7%, para 17,6 milhões, em relação ao primeiro semestre de 2014. E a receita cresce mais devagar, no primeiro semestre do ano passado aumentava a um ritmo de 19%; neste ano, a 8,8%, em termos reais. Ainda assim, é um desempenho importante, em meio a uma economia em recessão. Porém, mesmo com a expansão nas vendas, grandes companhias de comércio eletrônico registraram prejuízos na primeira metade do ano. As varejistas virtuais superaram o desempenho do comércio varejista, que teve queda de 2,2% nas vendas do semestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para reverter as perdas, essas companhias fizeram alterações no negócio. Uma delas, a Cnova, mudou o mix de produtos, aumentando categorias com maior margem de lucro. Também ampliou seu shopping virtual, que teve aumento da demanda para quase 10 mil clientes. A ampliação das lojistas permite às companhias aumentar a oferta de produtos sem precisar elevar estoque. Um grande exemplo se trata da multinacional Walmart, que ampliou seu shopping virtual em 500% no ano até Setembro, para 1 mil lojas. A multinacional, passou a oferecer produtos com desconto na venda à vista e a cobrar juros nas vendas parceladas. O frete grátis, também foi reduzido. Portanto, é perceptível que mesmo diante de um cenário em real recessão, o mercado busca se adaptar, criando maneiras de diminuir ao máximo, suas perdas em vendas, atendendo a realidade do seu cliente e buscando facilitar toda a logística para a conclusão da venda com sucesso. Fonte: Setor de Economia e pesquisa da CDL/BH e Valor Econômico Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …