Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novo formato de crediário pelo cartão de crédito

Apoio ao Comércio

Os Bancos vão oferecer uma nova forma de crediário via parcelas no cartão de crédito. A opção pode ser contratada no momento da compra com taxa de juros de 0,99% a 3,99% ao mês e prazo de 36 meses.  Deve-se ressaltar que no parcelamento tradicional quando o cliente deixa de pagar o total da fatura mensal e opta por dividir o valor , os juros chegam a 9% ao mês.


 


O crédito oferecido no mercado a consumidores e empresários vem crescendo e o saldo total em fevereiro deste ano aumentou 0,3% em relação a janeiro (BACEN). Já o acumulado de 12 meses registrou um avanço de 5,5%. A expectativa é que o crescimento chegue a 7,2% até o fim de 2019.


 


Atualmente 55%, no Brasil, de todas as operações com cartão de crédito são na modalidade de parcelamento sem juros. Nos EUA, 70% do volume transacionado em cartão é financiado, já no Brasil, são 23%.


 


Para funcionar o novo sistema, o varejo precisaria adotar preços diferentes por forma de pagamento, o que passou a ser permitido por lei no fim de 2016. A expectativa é que o mercado leve até seis meses para se acostumar com a nova modalidade, que deve começar a ficar relevante a partir de 2020. 


 


Pontos positivos


  • Poder receber o dinheiro de 2 a 5 dias, como uma transação de débito, mesmo que o cliente pague a prazo, sem desconto de antecipação.  Atualmente, o lojista precisa aguardar no mínimo 30 dias para receber o valor integral nas compras à vista, ou esperar o vencimento das parcelas, no caso do parcelado sem juros. Caso o lojista queira receber os valores de forma antecipada, as administradoras de cartão aplicam uma taxa de desconto sobre o valor das compras.

  • Ampliar a competitividade do varejista, especialmente o pequeno, que geralmente não tem capital de giro para financiar as vendas.

  • Apresentar o parcelamento de forma mais transparente. O consumidor saberá exatamente quanto está pagando e poderá comparar com até três simulações, com números diferentes de parcelas.

  • O consumidor ganha mais uma opção de crédito para recorrer em casos emergenciais e o limite já estará pré-aprovado e os juros explícitos na tela da maquininha. 

  • Mais crédito no mercado significa mais dinheiro circulando no país e aquecimento da economia. 


Pontos negativos


  • O super e o mau endividamento das famílias já que não existe qualquer garantia de que o crediário no cartão de crédito fornecerá taxas menores que as de outros produtos oferecidos pelas instituições bancárias.

  • A facilidade desse crédito oferece risco àquelas pessoas que não têm o hábito de se planejarem financeiramente virem a gastar um pouco mais do que deveriam, levando a inadimplência.


Fonte: Infomoney e CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …