Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O Cadastro Positivo e a nova opção de adesão on-line

Apoio ao Comércio

Criado pela Lei 12.414/11 (regulamentada pelo Decreto 7.829/12), o Cadastro Positivo tem o propósito de valorizar o bom pagador, seja ele pessoa física ou jurídica.


 


Trata-se de um banco de dados com informações de adimplemento, ou seja, nele há o registro de informações quanto à pontualidade no pagamento de contas, crediários, financiamentos e quaisquer outros compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, possibilitando, assim, que todo o histórico de pagamento seja considerado no momento da análise de crédito pelo fornecedor.


 


A intenção é que o acesso ao crédito se torne menos burocrático, que os juros sejam reduzidos e que os prazos para pagamento se tornem mais flexíveis. De fato, a experiência em países em que o Cadastro Positivo foi implantado demonstra um significativo fortalecimento da economia.


 


Conforme previsão legal, a participação no Cadastro Positivo é facultativa. Somente a partir do momento em que o interessado autorizar a abertura de seu cadastro, suas informações serão disponibilizadas no banco de dados.


A CDL/BH, em seu Departamento de Assistência ao Consumidor (DEACON), oferece a possibilidade de adesão aos interessados, bastando que compareçam ao setor, localizado na Avenida João Pinheiro, 495, Subsolo, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 14h30, munidos de cópia de seus documentos, e preencham o termo disponível, de forma rápida e gratuita.


 


A novidade é que, desde o último dia 03 de março, o SPC Brasil disponibiliza aos consumidores uma nova opção de adesão ao Cadastro Positivo. Agora, pessoas físicas e jurídicas poderão aderir ao banco de dados também de forma on-line, desde que possuam certificado digital. O link para acesso é o www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo. Confiram!


 


Amaralina Queiroz


Advogada – CDL/BH


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
5 de junho de 2026
Dia dos Namorados deve movimentar comércio de BH com gasto médio de R$ 264 por presente 

Valor previsto pelos consumidores é 42% maior que em 2025; roupas, cosméticos e calçados lideram a …

Apoio ao Comércio
2 de junho de 2026
CDL/BH esclarece sobre funcionamento do comércio na capital mineira no feriado de Corpus Christi, 4 de junho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …

Apoio ao Comércio
1 de junho de 2026
Copa do Mundo deve movimentar consumo de alimentos, bebidas e itens temáticos em BH

Pesquisa da CDL/BH mostra que mais da metade dos consumidores pretende acompanhar os jogos. Comércio aposta …

Apoio ao Comércio
25 de maio de 2026
“Impostópolis” –  jogo ensina o peso da carga tributária de forma lúdica 

Ação tem percorrido toda BH e integra a programação do Dia Livre de Impostos Em uma …