Notícias - 10 de setembro de 2015 O despertar da criatividade Apoio ao Comércio Imagine-se diante de uma folha em branco. O que você vê? Se sua resposta foi “Apenas uma folha em branco!” está na hora de rever seus conceitos. Cada vez mais o tema criatividade tem se tornado frequente nas organizações, afinal são as pessoas que fazem a diferença de qualquer negócio e quando o assunto envolve pensar fora da caixa, essa afirmação se torna uma regra valiosa. De acordo com um recente estudo desenvolvido pelas universidades de Rice (EUA), Edimburgo e Brunel (Reino Unido), criatividade e inovação são fundamentais para as empresas e muitas vezes, mais valorizadas que a utilização de novas tecnologias. Entretanto, o mesmo estudo também destaca que falta gerenciamento para converter o potencial criativo dos profissionais em resultados concretos, pois é preciso que o time seja estimulado a apresentar novas ideias a todo o momento. Desta forma, a participação efetiva dos líderes torna-se indiscutível, pois são os gestores quem efetivamente podem dar a seus colaboradores a abertura necessária para que apresentem suas ideias de maneira criativa e sem medo. Por outro lado, cada vez mais a criatividade tem sido vista como um diferencial no mercado de trabalho, um valioso instrumento para quem deseja crescer na carreira corporativa. Engana-se quem acredita que a criatividade é uma habilidade para poucos, ou mesmo que o ato de criar seja exclusivamente voltado aos artistas. A criatividade é uma ferramenta poderosa para quem almeja inovar, por esse motivo especialistas destacam que inovação e criatividade andam sempre juntas. Como tornar-se mais criativo? Alguns passos importantes precisam ser adotados para que seja possível torna-se mais criativo. O primeiro é definir muito bem sua função dentro da empresa. Caso contrário, perderá seu tempo em tarefas que não agregam valor e desperdiçam sua energia, além de desviá-lo do foco. Outro aspecto importante envolve a gestão do tempo, pois é impossível criar envolvido em tarefas operacionais e preocupado em resolver questões e pendências de rotina o tempo todo. Assim, priorizar atividades e saber deixar algumas coisas para depois, quando necessário, torna-se fundamental. O profissional deve ter em mente que a mudança de postura não virá de um dia para outro. Será preciso aprender a dizer não algumas vezes, não por "má vontade", mas sim para conquistar o espaço necessário para o que realmente interessa. Por fim, aprenda a encarar os erros como etapas de um caminho natural para o aprendizado e não desista de seus objetivos por conta deles. Utilize os erros para identificar o que não deveria ter sido feito e o que pode ser aprimorado em uma nova empreitada. Rodrigo Anunciato – Gouvêa de Souza Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …