Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O impacto da nova lei anticorrupção nas relações públicas e privadas

Apoio ao Comércio

A CDL/BH recebeu o vice-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Hudson Lídio de Navarro, que apresentou a palestra: O impacto da nova lei anticorrupção nas relações públicas e privadas. A apresentação foi durante reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH nesta quinta-feira, 30 de junho na CDL/BH.

Navarro explicou que a Lei 12.846/13 é a grande motivadora de toda a revolução pela qual estamos passando, como, por exemplo, a operação Lava Jato. “Conhecida como lei anticorrupção e lei da empresa limpa, ela muda o foco que antes era no corruptor e no corrupto e alcança as empresas e o Estado”. Segundo o palestrante, isso irá alterar cada vez mais as relações entre o setor público e o setor privado.

Entre as diferenças desta lei de 2013, está a criação de um passivo que não que não se interrompe a venda da empresa. Este passivo segue com a empresa até que seja sanado. Outra mudança é a criação da leniência para pessoas físicas e delação para as empresas, que se comprometem a contribuir com investigações e abrir seus arquivos. “Esse é o grande diferencial da lei anticorrupção, não teríamos o sucesso na operação lava jato se não tivesse esse acordo de leniência”, explica.

Entre as penalizações desta lei está a desconsideração da personalidade jurídica das empresas e permite a criminalização do patrimônio do empresário ou do funcionário público. “Quando nós vimos a Polícia Federal apreender os bens do senador Fernando Collor, foi a partir desta lei, que se permitiu a ação”, afirma Navarro. Assim também,há possibilidades de multas que variam de seis mil a 60 milhões de reais, entre outras.

 

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …