Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Oportunidades para o comércio na Copa

Atuação Social

Aconteceu nessa terça-feira (27), na CDL/BH, o primeiro dia do Fórum que trata questões relacionadas às oportunidades para o comércio durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

A palestrante Vaniza Schuler, especialista em turismo de negócios e eventos, ministrou a palestra “Benchmarking em turismo: como aumentar suas vendas com os megaeventos esportivos”. Ela iniciou falando sobre o perfil do turista internacional da Copa do Mundo. Vaniza mostrou pesquisas realizadas com turistas da copa da Alemanha, que aponta que esses turistas geralmente têm alta escolaridade e poder aquisitivo.

A pesquisa mostrou que esse público gastou mais com alimentação e bebidas do que com hospedagem, o que é algo muito incomum para Schuler. “Isso mostra o perfil desse evento, que é um evento festivo. As pessoas estão mais preocupadas em se divertir do que com onde vão dormir”, afirma.

Vanize atentou para os itens mais adquiridos por turistas. Em primeiro lugar, com 60,9% estão os souvernirs e artesanato. “Os lojistas devem selecionar produtos que tenham a ver com esse perfil. Produtos originais e com uma ideia de brincadeira, o luxo nesse caso está fora de contexto”, garante. Schuler ainda afirma que produtos de marcas luxuosas no Brasil são mais caros do que no exterior, então as pessoas não terão interesse em adquirir eles, e sim produtos que levem uma lembrança do Brasil e que proporcionem a ideia de diversão do evento.

A palestrante falou da importância da união entre os empresários, fazendo parcerias para atrair os turistas para todos os lugares da cidade. “É preciso trabalhar regiões, um turista não se desloca por causa de uma loja e sim pela região. Um bom exemplo é a Savassi”. Uma ideia é que os lojistas da cidade façam parceria com os agentes de turismo, ou hotéis, colocando um tranfer disponível para levar os turistas dos hotéis a esses lugares.

Shuler afirmou que esse esforço dos empresários não deve ser pensado apenas para a Copa, mas também para depois que ela terminar. Ela lembra que o turismo de negócios e eventos em Belo Horizonte é muito forte e devem ser tomadas medidas para que a cidade faça o melhor proveito disso. “É importante utilizar os projetos temporários de forma permanente. O grande legado disso será a organização do setor”, finaliza.

Nessa quarta-feira, 28, será realizada, às 8h30, mais uma palestra do fórum, com Assessora Especial da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Mariana Bahia.

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …