Notícias - 17 de setembro de 2015 Os desafios dos micro e pequenos empresários na atual conjuntura econômica Apoio ao Comércio Os desafios dos micro e pequenos empresários na atual conjuntura econômica foi tema da palestra da economia chefe do SPC Brasil, Marcela Ponce. A palestra foi ministrada durante a reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH, nesta quinta-feira, dia 17 de setembro. A economista explicou que atualmente vivemos um loop negativo, em que há uma alta da inflação, do dólar e das taxas de juros, queda na produção e aumento do desemprego. Tudo isso reflete na queda de confiança do consumidor e consequentemente uma queda do consumo. “Todas essas notícias ruins contribuem para manter esse ciclo vicioso”, explica. Um dos principais motivos para essa manutenção é a queda de confiança do consumidor, o que faz reduzir o consumo. Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em agosto de 2015, mostrou que 80,6% dos consumidores estão pessimistas. A alta da inflação é um dos principais motivos para esse pessimismo, pois contribui para o aperto financeiro das famílias. Segundo Marcela Ponce a inflação no Brasil é estrutural, devido à infraestrutura de produção muito cara. Porém, a boa notícia é que “a inflação já mostra sinais de queda, longe ainda do centro da meta de 4,5%, mas que contribuirá para que a renda real dos consumidores tenha um pouco mais de folga”, comenta. As notícias ruins do cenário econômico e político também refletem na percepção dos empresários. Uma pesquisa do SPC Brasil com os micro e pequenos empresários (MPE) mostrou que esse cenário negativo é o principal desafio para crescer atualmente no Brasil. Assim também, 70% dos entrevistados acreditam que haverá impacto direta ou indiretamente da crise nas suas empresas. Marcela Ponce fala que é necessário o empresário se adequar ao momento econômico, com mudança de portfólio de produtos, avaliação do capital de giro e redução de custos. Nessas circunstâncias é importante também ter iniciativas para reverter esse loop negativo. “A união dos empresários é muito importante no momento de crise. Além disso, vocês devem ficar atentos, pois, quando a inflação ceder, os consumidores voltarão as compras, e quem fidelizar os clientes primeiro saem na frente”, finaliza. Bráulio Filgueiras Comunicação e Marketing Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …