Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Otimizando os gastos: dicas de gestão financeira para microempreendedor

Apoio ao Comércio

Com os desafios do mercado, empresário, tende a querer errar o menos possível. Para isso, uma boa gestão financeira da sua empresa é o caminho para se manter em um cenário competitivo. Para te ajudar nessa empreitada, elencamos 5 dicas de como gerir bem a sua microempresa e fugir desses desafios. 


 


1- Utilize sistemas de gestão financeira


 


Esqueça questões manuais para se resolver questões complexas, como a de gerir o seu negócio, faça seu negócio entrar para o mundo da tecnologia. Existem vários softwares automatizados e precisos que vão matar os erros de cálculos financeiros da sua empresa. 


 


Além disso, com esse software é possível fazer a gestão tanto de micro e pequenas empresas, quanto de empresas de grande porte. Entre suas funcionalidades, estão: controle financeiro, controle de estoque e integração bancária. A interface é de fácil entendimento e o software oferece diversos relatórios automáticos.


 


2- Planeje-se financeiramente


 


Antes de todo começo do ano, é importante se fazer um planejamento para o resto do ano, com as previsões de faturamentos e despesas. Isso inclui ganhos e custos já determinados para o período. Com isso, você, gestor, já terá uma base das suas dificuldades para o decorrer do ano. Assim, será evitado qualquer tipo de surpresa.


 


3- Separe faturamento pessoal do empresarial


 


Uma conta simples resolve a questão de misturar sua gestão própria com sua gestão empresarial: a do seu faturamento e a do seu lucro. Faturamento é a soma total que sua empresa arrecadou em determinado período. Falando de lucro, existem dois: o lucro bruto e o líquido.


 


Lucro bruto = receita total – custos variáveis (gastos que mudam de acordo com o volume de vendas ou de produção)


Lucro líquido = receita total – custo total (soma dos custos fixos e dos custos variáveis)


 


É de suma importância que o empresário saiba a diferença entre o faturamento e o lucro gerado por sua empresa. Misturar despesas domésticas com empresariais só irá prejudicar as finanças do seu negócio e correr o risco de a conta não fechar no final do mês.  


 


4- É necessário que suas contas fecham


 


A sua conta precisa fechar no final de cada processo. Para que isso ocorra, verifique a entrada e saída de dinheiro e o fluxo de caixa, tenha controle sobre suas contas, suas datas, seus vencimentos… mantenha tudo agendado! Caso suas contas não batam no final de cada processo, tudo estará registrado para que você possa verificar o erro!


 


Mais uma vez, esse tipo de serviço não necessita ser manualmente registrado. Conte com um software de gestão empresarial que faça controle financeiro.


 


5- Um passo de cada vez


 


Aqui está um perigo para empresas que, talvez, conseguiram manter-se no azul, com lucros e com consolidação no mercado. Dentre as mais de 64 mil empresas que fecharam no Brasil em 2016, segundo o Cempre (Cadastro Central de Empresas), com certeza há aquelas que não mantiveram os pés no chão. Ou seja, deram grandes passos sem se planejar para tal. Buscar o enriquecimento interno, como mudanças para estabelecimentos maiores, aumentar a quantidade de funcionários sem se alinhar para isso e no final, acabar lidando com gastos desnecessários que vão gerar apenas uma bolha de despesas sem o devido capital para quitá-las.


 


A melhoria de suas condições de trabalho é de grande importância. Porém, não sem antes de fazer uma gestão financeira para isso. Busque entender em qual estágio sua empresa se encontra, tenha especialistas em finanças – que também são uma solução acessível – para avaliarem a sua situação e, sobretudo, faça planejamento a curto, médio e longo prazo com projeções de o quanto você quer evoluir durante o período. 


 


Fonte: Blog-Terraempresas


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …