Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Outubro Rosa

Atuação Social

Começam hoje, 1º de Outubro em várias partes do mundo, as ações do Movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as pessoas sobre o tipo de câncer que mais mata as mulheres, o câncer de mama, bem como conscientizá-las sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 


 


Em Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) a ação já tem tradição e neste ano vai iluminar prédios e monumentos públicos em sete cidades mineiras (Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Valadares, Divinópolis e BH) a partir desta terça-feira quando acontece a abertura oficial, no Museu de Artes e Ofícios, às 19h30.


 


Entre as novidades que serão apresentadas para integrar o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, destacará a nova faixa etária para a realização de mamografia. Antes, o exame tinha como público-alvo mulheres com idade entre 45 e 69 anos e agora amplia o recorte, podendo ser feito a partir dos 40 anos. 


 


A mudança tem a proposta de diagnosticar a doença de forma cada vez mais precoce e assim aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas e reverter a mortalidade.


 


Origem


 


O Movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, quando foram distribuídos pela primeira vez laços rosas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 


 


Anos depois, outras regiões dos Estados Unidos começaram a promover ações neste sentido, e outubro tornou-se o mês oficial para promoção de ações de diagnóstico e prevenção da doença no país, e o Movimento se espalhou pelo mundo. Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/


 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …