Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB cresce 2,1% em Minas

Apoio ao Comércio


Segundo o Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre de 2011. Os setores de agropecuária e indústria sofreram variações negativas na ordem de -1,0% e -0,2%, respectivamente, enquanto o setor de serviços apresentou crescimento de 2,8%.


O resultado negativo no setor de agropecuária se deve, de acordo com a FJP, pelo grande volume de chuvas no mês de janeiro, prejudicando as plantações de produtos agrícolas relevantes para a economia do Estado, como soja, banana e feijão. Além disso, houve também queda na produção metalúrgica, que implicou na redução de demanda por carvão e lenha, afetando, consequentemente, o segmento de extrativismo vegetal.


A queda apresentada pela indústria, por sua vez, é resultado do fraco desempenho nos segmentos de extrativismo mineral (-4,4%), e indústria de transformação (-1,9%), mas compensado pelo crescimento verificado na construção civil (+3,9%) e produção e distribuição de eletricidade, gás, água e limpeza e urbana (+5,5%). 


Já em relação ao aumento de 2,8%  no setor de serviços, a FJP avalia que o segmento de transportes apresentou o maior crescimento, atingindo variação de  6,2%, seguido de Administração Pública (+3,5%), Comércio (+2,7%), e Aluguéis (+2,2%). Segundo a FJP, o comércio em Minas revelou taxas elevadas de crescimento até o terceiro trimestre de 2011, e a partir daí, começaram a se desacelerar, apesar de permanecerem positivas. O aumento de 2,7% no primeiro trimestre deste ano é, portanto, sinal de recuperação em relação ao cenário dos últimos meses do ano anterior.

 

Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …