Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB do primeiro trimestre de 2012 cresce 0,2%

Apoio ao Comércio


De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre de 2011, atingindo R$1,03 trilhões. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, o produto brasileiro apresentou aumento de 0,8%.


Na comparação com os três meses anteriores, os setores que apresentaram maior crescimento quanto à produção foram Indústria, com 1,7%, e Serviços, com 0,6% (dos quais 1,3% representam o crescimento do comércio), enquanto o setor de agropecuária apresentou queda de 7,3%. Sob o ponto de vista da demanda, o consumo das famílias aumentou 1,0%, o consumo do governo, 1,5% e os gastos com investimento direto sofreram queda de 1,8%.


Em relação aos três meses iniciais de 2011, o setor de serviços apresentou aumento de 1,6% (sendo também 1,6% a taxa de crescimento do subitem Comércio), enquanto agropecuária sofreu queda de 7,6% e indústria se manteve estável (0,1%). Os gastos apresentaram o seguinte desempenho: consumo do governo: aumento de 3,4%; consumo das famílias: aumento de 2,4% (34ª variação positiva consecutiva nessa base de comparação); investimentos diretos: queda de 2,1%.


Do ponto de vista da demanda, o item “Consumo das famílias” foi o grande responsável pela manutenção do resultado positivo do PIB, de acordo com o IBGE. Este é um reflexo das políticas do governo de incentivo ao consumo, como contínua e expansão do crédito e redução do IPI para a linha branca, além do aumento da massa salarial, que no primeiro trimestre apresentou aumento de 6,5% em relação ao mesmo período em 2011.

Publicações similares

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CONVENÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO 2024/2025

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que foi divulgada a Convenção …

Notícias gerais
18 de abril de 2024
CDL/BH CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL QUE EXCLUIU O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Por muitos anos foi exigido pelas autoridades fiscais que os contribuintes considerassem o ICMS na base …

Notícias gerais
12 de abril de 2024
RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente …

Notícias gerais
9 de abril de 2024
EMPRESÁRIOS MINEIROS DESEMBARCAM NA EXPO ÓPTICA

Missão organizada pela CDL/BH e Sebrae Minas leva 48 participantes de 33 empresas para a maior …