Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Planejamento para o sucesso

Apoio ao Comércio


As atividades do segundo semestre de 2014 do CDL Jovem foram iniciadas no último dia 23 de julho, durante reunião plenária realizada na sede CDL/BH. O encontro levou cerca de 50 jovens empresários da capital mineira à reflexão sobre a importância do planejamento e da gestão empresarial na busca pela realização profissional.




O sucesso é a chave procurada por empresários de todos os cantos do país. De acordo com o palestrante Wanderley Pereira obtê-lo é mais simples do que a maioria imagina. Mas antes é necessário colocar em prática uma série de ações para a implantação de um planejamento e de uma gestão empresarial que tenham como foco o sucesso.




A primeira ação é analisar toda a estrutura da empresa. O foco do setor financeiro de todas as lojas, por exemplo, deve ser a maximização dos resultados econômicos e não a burocratização dos processos que penaliza milhares de estabelecimentos comerciais. As fases de venda e pós-venda também devem ser criteriosamente acompanhadas, pois são o carro-chefe de qualquer negócio. Outra recomendação de Wanderley Pereira é observar se os fatores de sua empresa como tecnologia e logística estão acompanhando as tendências do mercado.




O palestrante ressaltou também a importância da avaliação dos cenários – interno e externo – no qual determinado negócio está situado. Em um mercado competitivo e com um consumidor cada vez mais exigente é preciso garantir a qualidade da equipe de colaboradores. Além disso, o recomendado é mapear as estratégias, caraterísticas e os pontos forte e fracos de seus concorrentes.




Segundo Pereira, após a avaliação de todos esses pontos o diagnóstico empresarial chega ao fim. Os processos que foram diagnósticos com falhas devem ser corrigidos e os que apresentaram bom desempenho devem ser aperfeiçoados. “Afinal de contas, ninguém faz tão bem hoje o que não pode fazer ainda melhor amanhã”, afirmou o palestrante. Com base nestes resultados, o próximo passo é a criação do planejamento estratégico, dos objetivos e metas de seu negócio, ou seja, o caminho a ser trilhado rumo ao sucesso empresarial.

 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …