Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Plenária CDL Jovem contou com a palestra Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo

Apoio ao Comércio

No dia, 03/07, foi realizada a plenária CDL Jovem, conduzida pelo seu presidente, Rafael Rocha, no centro de convenções da CDL/BH. O evento contou com a palestra “Inteligência de Mercado, Inovação e Empreendedorismo”, ministrada pelo sócio diretor da IN3 Inteligência e mestre em administração, Leandro Rocha

Em sua palestra, Rocha destacou ações e estratégias para empreender e inovar nos negócios. Pensando na inteligência de mercado, ele pontuou as diferenças entre inovação e invenção, “Invenção é um processo pelo qual, o dinheiro é transformado em novos produtos. Inovação é o processo pelo qual, os produtos são transformados em dinheiro. Se você está na sua empresa e desenvolve vários novos produtos e processos, e isso não se transforma em dinheiro, isso não é inovação, mas sim invenção. A partir disso, é necessário mudar a gestão da empresa para a inovação, de fato”.

Leandro ressaltou também como funciona a inteligência de mercado na prática, “no final das contas, para a inteligência de mercado, inovação, de fato, é gerar nota fiscal”, afirmou.

Quando se fala de inovação, não se trata somente de coisas jamais feitas, mas sim, da inovação de processos, de modelos de negócios e relacionamento com o cliente. Sendo assim, fica muito mais fácil das empresas terem uma gestão inovadora. Como por exemplo, “pensando no smartphone, qual é a inovação que o Steve Jobs trouxe com o Iphone? Ele colocou tudo em um mesmo aparelho, o que já tinha em outros aparelhos, mas de forma separada. Então, já existia música digital, já existia compra pela internet, já tinha internet móvel. Mas ao reunir tudo isso em um só lugar, a competição que ele deveria ter que era o telefone celular, acabou, porque ele criou uma nova categoria de produto”, afirmou Leandro.

Outro exemplo é a Uber (startup de transporte urbano), que inovou o transporte urbano por oferecer um serviço inovador. “A inovação é no paradigma do atendimento ao cliente, ou seja, você será melhor atendido pelo menor preço. 

No encontro, a Fundação CDL entregou os certificados de reconhecimento aos voluntários que ajudaram nos testes de acuidade visual das crianças em Brumadinho do Programa “Ver é Bom Demais”.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …