Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Polícia Civil lança cartilha de combate à violência contra o idoso

Notícias gerais
Cartilha Idoso_PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou nesta terça-feira, dia 15, a Cartilha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. O material, que faz parte da celebração do Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, tem o objetivo de alertar a sociedade e ajudar a coibir o avanço contra as pessoas da terceira idade. A cartilha conta com informações sobre os principais tipos de agressões sofridas pelos idosos, endereços para denúncias e, ainda, alguns pontos importantes do Estatuto do Idoso.

De acordo com a PCMG, em 2020 foram registradas 392 ocorrências de violência contra a pessoa idosa em Belo Horizonte. Em 2021, até o dia 10 de junho, foram contabilizadas 181. Dentre os crimes mais comuns estão lesão corporal, apropriação indébita e abandono de incapaz. Ainda de acordo com a entidade, a incidência maior desses crimes acontece no núcleo familiar e com responsáveis pelo cuidado dos idosos.

Segundo a delegada Luisa Drumond, que responde pela Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerâncias, é fundamental que a sociedade abrace essa luta de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.  “Quanto mais nos mobilizarmos e não tolerarmos essa opressão à pessoa idosa, é melhor para todos. É uma forma de reconhecer que todo o conhecimento que recebemos veio de gerações anteriores. É um respeito à nossa história. Cuidar dos nossos idosos é respeitar a história da nossa sociedade, zelar por um futuro melhor para nossos filhos, netos e para nós mesmos que, um dia, chegaremos a essa faixa etária”, destaca.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é uma das entidades civis que atua na valorização do idoso, por meio do programa CDL 60+. A proposta é contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema social para esse público, fundamentado em três eixos: políticas públicas, geração de trabalho e renda, experiência do cliente 60+ e economia prateada.

“O objetivo do Programa CDL 60+ é transformar Belo Horizonte na capital referência em acolhimento à pessoa com mais de 60 anos, com a geração de trabalho, renda e estímulo à economia prateada”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Esse programa teve início em 2018, quando encomendamos um estudo inédito no país, para conhecer e entender melhor uma parcela da população que só vem crescendo, que são as pessoas com mais de 60 anos”, completa. Com base nesse estudo, a CDL/BH iniciou um trabalho para qualificar os seus associados, comerciantes e prestadores de serviços, para valorizar, entender e atender melhor esses consumidores, que crescem a cada ano.

 Em 2020, o programa alcançou o terceiro lugar geral do Prêmio Pró-Longevidade, promovido pela Rede longevidade, que tem o objetivo de reconhecer boas práticas no campo da assistência ao idoso e potencializar a causa na sociedade. Onde denunciar

 As denúncias de agressões e maus tratos aos idosos podem ser feitas nos canais

  • 180 – Disque Denúncia
  • 181 – Disque Denúncia (em caso de violência contra a mulher idosa)
  • Delegacia Virtual – clique aqui
  • Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso:  Av. Barbacena, 288 – Barro Preto

A Cartilha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa está disponível para download – clique aqui

Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …