Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PONTO CULTURAL CDL PROMOVE PASSEIO DE JARDINEIRA E OFICINA DE CONFEITARIA PARA CRIANÇAS COM CHEF ALEXANDRE PALIONE, DO BAKE OFF BRASIL

Notícias gerais

Atividades integram a programação da 1ª Bienal da Gastronomia de BH. Ingressos são limitados

Além dos sabores, a 1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, por meio do Ponto Cultural CDL, parceiro institucional do evento, irá promover uma viagem ao passado a bordo de uma jardineira, ônibus que nas décadas de 1940 e 1950 era o transporte coletivo que conectava os principais bairros da capital mineira. No dia 28 de outubro, às 9h30, a jardineira parte da Avenida João Pinheiro, 495 (em frente a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte  – CDL/BH), e segue pela região do Hipercentro visitando lugares de memória relacionados a tradicionais estabelecimentos comerciais do segmento gastronômico, apontando a herança cultural e patrimonial. O passeio será gratuito, com limite de 20 pessoas. Os ingressos estarão disponíveis em: https://bit.ly/3PY5FFL 

Abrindo o roteiro, será realizada uma breve visita ao Ponto Cultural CDL, centro de memória do setor de comércio e serviços da capital mineira . O equipamento, que integra o Circuito Cultural Liberdade, traz a história da cidade a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais.

Na sequência, a jardineira se deslocará para conhecer Café Nice, Café Palhares, Nonô – o rei do caldo de mocotó, Mercado Central, passando por suas fachadas. Serão destacadas histórias de cada local visitado, com mediação do museólogo do Ponto Cultural CDL, Alysson Gudu. O percurso total terá cerca de 1,5 km. Recomenda-se levar recipiente com água. 

Oficina de confeitaria com Alexandre Palione

Também no dia 28 de outubro, às 14h30, outra atividade do Ponto Cultural CDL que integra a programação da Bienal de Gastronomia será a oficina de confeitaria para crianças com Alexandre Palione, ex-participante e vencedor de uma etapa do reality “Bake off Brasil”, do SBT. A atividade, que terá duas horas de duração, será gratuita e podem participar crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas por um responsável. Serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições poderão ser feitas no link: https://bit.ly/3FjF1Cv 

Durante a oficina, as crianças vão colocar a mão na massa e executarão as receitas de brigadeiro e alfajor, acompanhadas por seus responsáveis. Além de introduzir as crianças na arte da confeitaria, Palione irá promover uma experiência educativa e divertida, ensinando noções de empreendedorismo a partir de sua própria história. O gastrólogo começou a empreender aos 12 anos de idade vendendo doces. Hoje é um dos nomes referência do setor e ministra aulas por todo o país. 

Bienal da Gastronomia

A Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realiza, entre os dias 16 e 31 de outubro, a 1ª Edição da Bienal da Gastronomia. A intenção é fortalecer e valorizar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a BH pela Unesco, e marcar a posição da capital como um polo turístico gastronômico.

Já estão confirmados nomes como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela pela revista britânica Restaurant; Janaina Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito como o 7º melhor restaurante do mundo em 2022, na lista World’s 50 Best e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia.  

Publicações similares

Notícias gerais
27 de maio de 2024
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …