Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Por que os programas de fidelidade que concedem descontos estão em alta?

Apoio ao Comércio
Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade que concedem descontos para os consumidores estão em alta, e segundo Victoria Alonso, cofundadora da Ozllo – hub de serviços para varejistas de moda –, isso se deve à “oportunidade de comprar produtos de uma empresa que gosta com um maior benefício associado”.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, confirma que os brasileiros estão engajados na utilização dos programas de fidelidade. De acordo com o levantamento, divulgado em março deste ano, 61% dos consumidores costumam concentrar suas compras em estabelecimentos com programas de desconto; e 65% preferem realizar compras com marcas que oferecem programas de fidelidade.

“Para os consumidores, esses benefícios valem a pena, principalmente se forem produtos recorrentes. Naturalmente, o consumidor já faria aquela compra, só que agora o programa de fidelização beneficia o cliente por esse comportamento, reforçando a experiência positiva com a marca”, destaca Victoria Alonso.

E a avaliação da empreendedora está correta. A pesquisa da ABEMF mostra que 51% dos entrevistados aderem aos programas de fidelidade justamente porque recebem vantagens em compras que já fariam de qualquer forma. Quando perguntados sobre a razão pela qual participam dos programas de fidelidade, 71% dos entrevistados disseram que queriam economizar dinheiro e 23% em razão de benefícios intangíveis, como a realização de um sonho.

A maior parte dos entrevistados se disseram satisfeitos com seus programas de fidelidade. O índice de satisfação geral apontado pela pesquisa é de 64%, sendo ainda maior entre aqueles usuários frequentes (69%). Este sentimento aparece, inclusive, em relação às recompensas, 78% dos usuários afirmaram estar satisfeitos com o que já resgataram. Além disso, 72% indicam para amigos e parentes as marcas e empresas que têm este tipo de vantagem.

“O maior desafio é entender profundamente o seu cliente a ponto de oferecer o benefício e a mecânica corretos, a fim de gerar o resultado desejado. Reproduzir campanhas de fidelização de outras empresas não garantem o sucesso”, alerta a cofundadora da Ozllo.

Resgate
Para 59% dos usuários, os programas de fidelidade possibilitaram a realização de resgates de produtos/serviços que eles não teriam condições de pagar para consumir durante a pandemia. E muitos os utilizaram em gastos diários. Quando questionados sobre os últimos 12 meses, 43% dos entrevistados afirmaram movimentar benefícios relacionados a supermercados, e 31% utilizaram os programas de farmácias.

Em relação aos resgates, o número de usuários que realizou duas ou mais trocas com seus pontos/milhas nos últimos 12 meses foi de 53%, sendo que entre os usuários frequentes, o percentual foi ainda maior, de 72%. Sobre os itens resgatados, 63% optaram por descontos em compras; 46% por produtos de baixo valor como utensílios para casa, brinquedos e outros; 35% trocaram por cashback; e 13% por produtos de alto valor como TVs, celulares e eletrodomésticos.

Em uma mudança de comportamento provocada pela pandemia da Covid-19, apenas 5% dos usuários afirmaram resgatar passagens aéreas. Indicadores de mercado divulgados pela ABEMF em anos anteriores apontavam para uma média de pontos/milhas trocados por bilhetes aéreos entre 70% e 80% do total.

Engajamento e proximidade
Segundo Fernando Moulin, sócio da Sponsorb – consultoria boutique de business performance –, os programas de fidelidade são uma oportunidade de engajar o cliente e estimular seu o retorno à loja, bem como reduzem o custo e os esforços de marketing para manutenção de clientes e indução de recompra.

“Programas de fidelidade são uma excelente estratégia para se aproximar dos clientes e conhecê-los melhor. São uma ferramenta muito efetiva e que gera ótimos resultados financeiros e estratégicos para as empresas que os possuem, além de devolverem com benefícios tangíveis e intangíveis valor para os clientes participantes”, ressalta Fernando Moulin, que também é professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente.

Os programas de fidelidade geram, portanto, mais dados sobre as interações e transações dos usuários, e é exatamente isso que permitirá conhecer melhor o seu consumidor e, consequentemente, realizar ofertas individualizadas mais assertivas.

“Com a aceleração dos processos de transformação digital em todos os setores, há uma obsessão das empresas pelo conhecimento profundo dos hábitos e expectativas dos clientes e por obter, destes mesmos clientes, dados que possibilitem a construção e desenvolvimento de relacionamentos e ofertas cada vez mais personalizadas e relevantes. Como costuma dizer o conceituado guru da administração Steve Denning, em ambientes assim, a única fonte duradoura de valor passa a ser os relacionamentos da empresa com os seus clientes”, afirma Fernando Moulin.

Agora que já sabe o porquê de os programas de fidelidade estarem em alta, confira algumas dicas de como implementá-los no seu negócio:

Tipos
1 – Programas de benefícios acumulativos
São programas em que os clientes vão acumulando pontos ao longo do tempo, conforme as transações que realizam (valor, frequência etc.). Exemplos: os programas de cartão de crédito de bancos e os programas de milhagem de companhias aéreas.

A vantagem deste tipo de programas para os clientes é que permite que o próprio participante controle, através de sua pontuação, que tipos de acúmulos e resgates desejará realizar, de acordo com sua própria necessidade ou desejo, dentro de um montante acumulado ao longo do tempo. Já a empresa garante que o valor investido no benefício seja pago pelo próprio cliente nos consumos prévios.

2 – Programas de benefícios instantâneos
São programas em que os benefícios são liberados no instante seguinte ao que a compra ou transação é efetuada. Exemplo: programas de cashback, em que uma transação de consumo é imediatamente recompensada com parte do valor utilizado, sendo liberado para a realização de novas compras. Este tipo de programa tem um retorno tangível, imediato, que devolve benefícios aos participantes com muita rapidez e sem necessidade de regras específicas de acúmulo e gestão de pontos.

3 – Reforço por comportamento
A cada comportamento desejado, o cliente ganha um reforço positivo, como um mimo. O benefício é se tornar querido pelo cliente, não exige recorrência e fideliza pelo apreço.

4 – Rede de benefícios
Destinado para empresas com produtos ou serviços complementares. O objetivo é oferecer desconto incremental para cada serviço adquirido. Esta estratégia induz o cliente a testar outros produtos e fideliza de maneira mais consistente, dado que o cancelamento de qualquer um dos serviços leva à perda de benefício de todo o ecossistema.

Vantagens para o cliente
Confira algumas vantagens que o programa pode oferecer para a clientela:

  • Acesso a ofertas, serviços e benefícios exclusivos, aos quais não teriam acesso sem o programa;
  • Monetização das transações entre os consumidores e as empresas participantes do programa, gerando algum retorno financeiro ou em serviços e bens adicionais;
  • Acesso a promoções exclusivas somente oferecidas a participantes do programa.

Engajando os consumidores
A melhor forma de engajar a fidelização dos clientes é mostrar aos participantes que quanto mais transações realizar, mais benefícios terão com o programa. Este tipo de relação pode ser muito vantajosa para ambas as partes, estimulando um aumento progressivo da recorrência, frequência e valores de compras pelos clientes ativos no programa.

Para aumentar esta fidelização, crie um sistema de níveis de recompensas. Os clientes podem entrar no programa a partir de um cadastro simples ou de uma primeira transação (em geral, gratuitos), e é informado e estimulado a aumentar seu nível de relacionamento e transações para que possa ter acesso a serviços cada vez mais exclusivos e diferenciados, somente disponíveis para clientes dos níveis mais intensos de relacionamento dentro do próprio programa (ex.: clientes Platinum).

Outra estratégia é a associação com outros programas de fidelidade, que permite aos membros de um determinado programa acessar a muito mais benefícios, por intermédio destas parcerias complementares com os programas parceiros.

O que não pode faltar

  • Proposição clara de valor para a empresa e para os participantes do programa, que faça com que ele realmente tenha relevância e seja utilizado;
  • Plataformas de operação, incluindo sistemas, adequadas para o programa de fidelidade;
  • Parceiros estratégicos que realmente agreguem valor;
  • Mensuração adequada dos benefícios e impacto nos negócios trazidos pelo programa, em termos de ROI e ROX (Return of Experience).

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …