Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PRAÇA DA LIBERDADE GANHA PRIMEIRO RÉVEILLON COM FESTA GRATUITA

Conquistas e Ações da CDL/BH

Com apoio da CDL/BH, festa terá apresentações de DJ’s, intervenções artísticas e contagem regressiva comandada pelo ator Marcos Frota

No dia 31 de dezembro, a partir das 20 horas, a Praça da Liberdade terá o seu primeiro réveillon. A festa totalmente gratuita terá uma diversa programação com DJ’s e VJ’s nas escadarias e fachadas de diversos equipamentos que integram o Circuito Liberdade. O evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Fundação Clóvis Salgado e apoio da  Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A expectativa dos organizadores é que o evento atraia 100 mil pessoas. 

Intitulado de ‘Réveillon da Liberdade’, o objetivo é prolongar a programação de fim de ano e também estimular o turismo na capital mineira. O Natal da Mineiridade, realizado em mais de 200 municípios do estado, propôs um resgate à tradição com cantatas, concertos e exposições. Já o réveillon terá como foco a cena artística contemporânea, música eletrônica, gastronomia e audiovisual. 

O momento da virada será em frente ao Palácio da Liberdade com contagem regressiva, conduzida pelo ator mineiro Marcos Frota e participação da bateria Arautos do Gueto. Outras atrações serão realizadas nos prédios do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Funarte Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale e Espaço do Conhecimento UFMG. Após a virada do ano, o público acompanhará um show de laser e mais apresentações.

“A Praça da Liberdade não é somente o centro do Circuito Cultural e Turístico Liberdade. É o centro da própria mineiridade fundadora da nova capital. Ao propormos, de forma inédita, uma grande celebração de fim de ano e saudarmos juntos 2023, o Governo de Minas quer reforçar a ideia de um calendário forte de eventos com seus parceiros. Atrair turistas, promover a diversidade da arte nas ruas e espaços culturais. Ter como meta o fomento a economia da criatividade. Celebrar a liberdade da nossa bandeira e do nosso ideal, gerando uma cultura de união e paz”, define o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.  

Para o vice-presidente da CDL/BH, José  ngelo de Melo, o Réveillon da Liberdade será mais uma importante ação para fomentar o turismo e o comércio da cidade. “O Natal em Belo Horizonte se fortalece a cada ano, a Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos temáticos da temporada no país. Com a realização do réveillon, a tendência é que as famílias e turistas permaneçam por mais tempo na cidade e, com isso, favoreçam o comércio e a economia”, analisa. 

Diversidade cultural, criatividade, Mineiridade e fomento ao turismo

O Réveillon da Liberdade será dividido em duas partes. Das 20h às 23h50, acontece o Lounge Liberdade, quando os DJ’s e VJ’s convidados vão ocupar as fachadas dos equipamentos culturais no entorno da praça, com um setlist especialmente selecionado para ambientar a espera de 2023. No Palácio da Liberdade, por exemplo, o VJ Guilherme Pedreiro comanda, a partir das 20h, a projeção de imagens na fachada do equipamento, seguido do VJ Henrique, que assume o mapping a partir das 22h.

Na Funarte Liberdade, acontece a Lounge Funk/Rap, com o DJ Viana; a escadaria do Memorial Minas Gerais Vale será palco do Lounge Brasilidades, comandado pelos DJ’s Palomita e Corisco. No Iepha-MG, a atração é o Lounge Soul Music, com a participação do Quarteirão do Soul e DJ Joseph, e, no Espaço do Conhecimento UFMG, o público poderá curtir uma série de projeções no telão da fachada do prédio, com frases de otimismo e esperança para o novo ano. Ainda, na programação, a partir das 20h, a Alameda dos Despachos se transforma no Palco Liberdade e recebe a Festa da Boa Moça, a Corte Devassa, o Duelo de MC’s e o Lá da Favelinha.

Já, a partir das 23h50, o Palácio da Liberdade será a grande atração. A fachada do local receberá um mapping com as principais realizações da Secult em 2022. Em seguida, o ator Marcos Frota e a bateria do Arautos do Gueto se juntam à celebração para dar início à contagem regressiva para a passagem de ano. A partir da 0h, começa a queima silenciosa de fogos para comemorar a virada de ano na cidade. O Réveillon da Liberdade se encerra à 0h10. “Vamos viver juntos o Réveillon da Liberdade, na histórica Praça da Liberdade. Vamos juntos colocar a alegria de Minas no coração do Brasil”, convida o ator Marcos Frota.

 A gastronomia mineira também participa da festa, com uma cozinha show no Coreto da Praça da Liberdade comandada pela chef Carol Fádel, que irá preparar um prato inspirado na mineiridade. Serão distribuídas 300 porções ao público presente. Carol é especializada na culinária mineira, apresentará durante o preparo a história sobre primórdios da gastronomia, como alimentar-se bem e contar causos da cozinha mineira e as tendências para o futuro.

 De acordo com o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o evento conecta as múltiplas atrações culturais que refletem a diversidade de Minas Gerais. “Estamos celebrando o Natal da Mineiridade com uma série de atrações em BH e em outras cidades do estado. Esse momento de ocupação da Praça da Liberdade na virada do ano é muito simbólico, pois sintetiza a importância desse local para a cidade e evidencia a rica programação do Circuito Liberdade, gerido pela FCS”, pontua.

 Além do show de luzes e som, o Réveillon da Mineiridade vai contar com uma série de atrações culturais que evidenciam a diversidade artística do estado. A partir das 20h, a Alameda Travessia, que corta a Praça da Liberdade, será palco do Cultura em Liberdade, com intervenções de artistas e performers. Na programação estão atrações como Calcinha de Palhaça, Circo da Meia noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño.

RÉVEILLON DA LIBERDADE – PROGRAMAÇÃO

Palácio da Liberdade

20h – VJ Guilherme Pedreiro

22h – VJ – Henrique

23h50 – Vídeo Retrospectiva Secult

23h55 – Marcos Frota Apresenta Reveillon

23h59 – Mapping contagem regressiva para 2023

Iepha

20h – Lounge Soul Music, com Quarteirão do Soul e DJ Joseph

Funarte

20h – Lounge Funk/Rap, com DJ Viana

Memorial Minas Gerais Vale

20h – Lounge Brasilidades, com DJ Palomita

22h30 – Lounge Brasilidades, com DJ Corisco

Palco Liberdade

20h – Festa da Boa Moça

21h – Corte Devassa

22h – Duelo de MC’s

23h – Lá da Favelinha

Praça da Liberdade

20h – Intervenções artísticas com Calcinha de Palhaça, Circo da Meia noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño

0h10 – Encerramento

Publicações similares

Conquistas e Ações da CDL/BH
25 de abril de 2023
PRESIDENTE DA CDL/BH RECEBE A MAIOR HONRARIA DO GOVERNO DE MINAS

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, …

Conquistas e Ações da CDL/BH
10 de janeiro de 2023
HIPERCENTRO TEM REPLANTIO DE ÁRVORES EM PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA REGIÃO

Ação da CDL/BH e Câmara Municipal prevê a substituição de espécies que precisaram ser suprimidas e …

Conquistas e Ações da CDL/BH
27 de dezembro de 2022
11ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CDL/BH DE JORNALISMO DEFINE DATA PARA INSCRIÇÕES

Uma das mais prestigiadas premiações da comunicação do Estado de Minas Gerais busca a valorização e a …

Conquistas e Ações da CDL/BH
23 de dezembro de 2022
PAPAI NOEL CHEGA À PRAÇA DA LIBERDADE NESTA SEXTA-FEIRA

Passagem do ‘Bom Velhinho’ será acompanhada de violinista e noeletes a partir das 19 horas. Ação …