Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Prefeitura de Belo Horizonte lança conjunto de intervenções para a cidade

Apoio ao Comércio

O Nova BH, um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte que propõe intervenções de melhorias em várias áreas da cidade, foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH desta quinta-feira (7), na sede da Entidade. O projeto foi apresentado pelo Secretário Municipal Adjunto de Planejamento Urbano, Marcelo Faulhaber.


 


O Nova BH é um projeto que vai promover grandes melhorias em quase 25 km² da cidade, nas regiões do corredor Antônio Carlos-Pedro I e do corredor Leste-Oeste, que inclui a Avenida Andradas, Tereza Cristina e a Via Expressa. O objetivo é cuidar para que a cidade cresça de forma sustentável e humana, organizando os espaços de forma que o desenvolvimento econômico caminhe junto com a melhoria da qualidade de vida.


 


O projeto beneficiará 58 bairros, onde atualmente vivem 170 mil pessoas. Segundo Faulhaber, ao invés da cidade crescer pra onde o mercado imobiliário determinar, com o Nova BH, ela se desenvolverá em áreas onde a PBH analisou que seja mais propício, evitando a verticalização indiscriminada e problemas com mobilidade urbana, por exemplo. 


 


O projeto permitirá que a Prefeitura ordene e direcione o crescimento da cidade para regiões próximas aos principais corredores viários, desenvolvendo as áreas com melhor infraestrutura e capacidade de transporte. Ele contempla melhorias em relação à habitação e equipamentos sociais, meio ambiente e mobilidade.


 


O Nova BH será implementado por meio do Operação Urbana Consorciada, um instrumento do Estatuto da Cidade que permite à Prefeitura ordenar e direcionar o crescimento da cidade para áreas específicas. Esse instrumento já foi utilizado em importantes capitais como Barcelona, Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro. 


 


O Operação Urbana funciona da seguinte forma: o mercado compra potencial construtivo (direito de construir) e com esses recursos a Prefeitura investe na requalificação urbana e em equipamentos sociais como novas praças, parques, corredores verdes, ciclovias, recuperação de passeios, viadutos, etc..


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …