Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial diminui 1,0% em setembro

Apoio ao Comércio


De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial diminuiu 1,0% na comparação de setembro com agosto. Esta a primeira queda após três meses consecutivos de crescimento, e é também o resultado negativo verificado em 2012. Com isso, o acumulado do ano se estabeleceu em -3,5%, e o acumulado de doze meses em -3,1%.


Em setembro, 16 dos 27 segmentos da indústria apresentaram queda em relação ao mês anterior. Considerando-se os setores avaliados pelo IBGE, aqueles que apresentaram os menores percentuais foram fumo (-11,7%); perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-10,0%); mobiliário (-5,3%), máquinas e equipamentos (-4,8%), outros produtos químicos (-3,2%), bebidas (-2,2%), alimentos (-1,9%) e indústrias extrativas (-1,6%).


Na comparação com setembro de 2011 a redução foi ainda mais expressiva, com 19 dos 27 setores apresentando resultados negativos, totalizando um decréscimo de -3,8%. O resultado apresentado pela base foi influenciado principalmente pelos resultados de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-25,9%); máquinas e equipamentos (-11,2%); material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-11,2%); alimentos (-9,7%); veículos automotores (-7,2%); edição, impressão e reprodução de gravações (-6,3%); metalurgia básica (-5,7%), e indústrias extrativas (-4,1%).


Apesar dos incentivos do Governo Federal, como a desoneração da folha de pagamentos, e dos sinais de recuperação apresentados nos três meses anteriores, a expectativa é que o ano de 2012 termine com queda de -2,31%, conforme boletim FOCUS do Banco Central.

 

Publicações similares

Notícias gerais
10 de junho de 2024
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA DEVEM MARCAR DIA DOS NAMORADOS EM BH

De acordo com pesquisa da CDL/BH, lojas de rua e shopping serão os principais locais onde …

Notícias gerais
10 de junho de 2024
PRESIDENTE DA CDL/BH E DO SEBRAE MINAS RECEBE COMENDA ESPECIAL DO MÉRITO MUNICIPALISTA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Conselho Deliberativo do …

Notícias gerais
4 de junho de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS TERÁ VENDA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E DE HIGIENE COM REDUÇÃO DE ATÉ 50% DO VALOR

Além de alguns itens da cesta básica, serão comercializados produtos como vinho argentino, azeite português, carnes, …

Notícias gerais
4 de junho de 2024
MAIS DE MIL LOJAS EM BH VÃO PARTICIPAR DO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

Ação contra altas cargas tributárias será realizada em todo o país e terá produtos com valor …