Notícias -

Produção industrial não varia em outubro

Apoio ao Comércio

A produção industrial no Brasil ficou estagnada no mês de outubro, de acordo com o IBGE. A variação foi de 0,0% na comparação com setembro. Os grandes setores produtivos de “Bens de Capital” e “Bens Intermediários” apresentaram variação nula, e o setor de “Bens de Consumo” apresentou um ligeiro crescimento de 0,2%, insuficiente para impulsionar o crescimento da média geral.


 


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Outubro/13), o índice geral apresentou recuo de -3,6%, sendo o grande setor de “Bens de Capital” com perda de -11,4%. “Bens Intermediários” apresentou queda de -2,8% e “Bens de Consumo”, retração de -2,4%.


 


O acumulado do ano (de janeiro a outubro) também apresenta queda, de -3,0%, indicando a retração prolongada da indústria este ano. Novamente com o grande setor de “Bens de capital” apresentando a maior queda, de -8,8% no período, evidenciando o impacto maior da desaceleração da economia brasileira no setor de investimentos. Os outros setores apresentaram quedas bem menores, de -2,5% (Bens Intermediários) e -2,2% (Bens de consumo).


 


Para o ano que vem, o mercado espera uma retomada do crescimento, por volta de 1,1%, de acordo com o relatório Focus do Banco Central.