Notícias -

Produção industrial recua em Minas Gerais

Apoio ao Comércio

A produção industrial recuou em Minas Gerais no mês de junho em todas as bases de comparação, de acordo com o IBGE. Entre maio e junho a produção caiu -1,7%, anulando o crescimento de 0,4% verificado no mês anterior (entre abril e maio).


 


Além da queda mensal o índice apresentou queda na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de -6,1%, puxado principalmente pela queda no ítem “Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias”, de -35,8%, e “Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos”, com diminuição de -18,70%.


 


No acumulado do ano, junho foi o mês em que a indústria entrou em diminuição da produção, com queda de -0,9% no semestre. Até junho, o acumulado apresentava aumento de 0,2%, porém o setor de “Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias” novamente puxou para baixo os índices, com -19,20% de queda. No acumulado de 12 meses, a retração é ainda maior, de -1,4%, influenciada mais uma vez pela queda na “Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias” de -16,8%. 


 


A desaceleração da indústria em Minas Gerais é forte sinal de desaceleração da economia no estado. Dependente de atividades de extração e de indústrias de base, o estado pode vir a ter desempenho pior que o esperado para o país. Também pode impactar negativamente a retração da produção de veículos, visto que a cadeia produtiva deste setor é muito longa, englobando muitas empresas de vários setores na sua linha de produção.