Notícias - 24 de janeiro de 2017 Produto é importante, mas propósito é tudo Apoio ao Comércio Um dos temas mais recorrentes nas palestras do Big Show da NRF 2017 foi a necessidade de as empresas entenderem que não podem visar apenas o lucro. "O lucro é uma consequência do propósito", disse Pano Anthos, fundador da XRC Labs em uma das palestras principais do evento. Os valores e a cultura da empresa precisam estar alinhados com os produtos, serviços e com o propósito da empresa para o mercado e para a sociedade. Essa foi, em linhas gerais, a apresentação do CEO do Union Square Hospitality Group, Danny Meyer, que também é fundador da rede de restaurantes Shake Shack. "A receita de sucesso da empresa é a seguinte: 49% produto e 51% hospitalidade. Quando você inverte essa receita, você comoditiza seu negócio", alertou, acrescentando que as pessoas buscam o seu negócio porque sabem que serão tratadas de forma diferenciada. Para Christopher Gavigan, fundador da The Honest Company – empresa de produtos de higiene, sobretudo para bebês, sem substâncias que, apesar de tóxicas, são permitidas pela legislação – , o segredo para seu negócio ter crescido três dígitos anuais em apenas cinco anos é o de a empresa ser focada no cuidado com as pessoas. "Estamos focados na geração milênio, trabalhando com transparência, com a aproximação do cliente, conversando com o jovem e trabalhando para gerar valor ao produto. Não somos uma empresa perfeita, somos a Honesty Company (Companhia Honesta)", declarou o empresário, que é sócio da atriz Jéssica Alba no negócio. Gavigan também revelou que ele próprio é responsável na companhia por manter o senso de propósito da empresa. "Produto é importante, mas propósito é tudo. É o que te direciona, é o que guia suas atitudes e decisões", explicou. Outra lição importante veio da apresentação de Lards Petersson, presidente da Ikea – varejista sueca conhecida por produzir móveis simples, montados pelo próprio cliente em casa. No site da empresa, a missão da organização é descrita como "oferecer uma vasta gama de produtos funcionais e com um bom design a preços acessíveis à maioria das pessoas e não apenas a algumas". Petersson ressaltou em sua apresentação que o papel da Ikea é melhorar a vida das pessoas, permitindo que elas economizem em produtos para o lar para gastar com outras coisas. Com uma brilhante estratégia de marketing digital, a Ikea está presente nas redes sociais, vídeos de tutoriais no YouTube, manuais online, blogs, guias de inspiração e diversas outras ferramentas que são utilizadas para dar suporte aos clientes em qualquer parte do mundo. Outro diferencial é o treinamento dos funcionários. "Na Ikea chamamos nossos funcionários de sócios, porque queremos que eles sejam naturais, que eles sejam eles mesmos", finalizou. FONTE: ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …