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Proteção às Marcas Fifa

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A CDL/BH promoveu nesta quinta-feira, 24 de abril, na sede da Entidade o fórum “Impacto no comércio de Belo Horizonte durante a operação da Copa do Mundo 2014”. O evento foi uma oportunidade para os empresários conhecerem o plano de proteção às marcas Fifas e sanar dúvidas sobre o tema. O gerente de Marketing da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), João Gomide, foi quem apresentou o plano.  
 
O Plano de Proteção as Marcas FIFA são regras que dispõe sobre o uso das marcas, atividades de marketing proibidas, áreas de restrições comerciais e produtos falsificados. O objetivo deste plano é proteger as marcas da própria Fifa contra o uso indevido, bem como as marcas das 21 empresas patrocinadoras do evento, e proibir que empresas que não estejam patrocinando o mundial, aproveitem do evento para se promoverem.
Segundo Gomide, graças à grande visibilidade que o evento propiciará, muitas empresas tentarão se promover, mas elas devem estar atentas a este plano da Fifa, que faz parte Lei Geral da Copa, e quem infringi-lo estará cometendo crime, e também ao Código de Posturas de BH, que possui sofreu alterações, trazendo regras exclusivas para o Mundial.  Durante o evento, um grupo multidisciplinar, formado pelas polícias Militar, Civil, Guarda Municipal, além da fiscalização da PBH, atuarão principalmente nos arredores do Mineirão, em um raio de 2km, do Expominas e nos três hotéis oficiais da Fifa em BH, para coibir ações que vão em desacordo com as regras da Fifa.
 
O plano
 
De acordo com o plano, além da Fifa e seus patrocinadores, ninguém poderá utilizar o mundial para se promover. Com isso, é proibido:
 
– Utilizar as marcas registradas FIFA, COPA DO MUNDO, Copa 2014, BRASIL 2014, entre outras, bem como o pôster oficial, o emblema oficial, o mascote e a identidade visual das competições para qualquer finalidade, como em materiais de divulgação e decoração de ambientes.
 
– Promover ações de marketing de emboscada, que procura se beneficiar da grande visibilidade do evento para divulgar um produto ou serviço por meio de uma associação comercial não autorizada. São exemplos de ações dessa natureza: distribuição de brindes na área do Mineirão e aeroporto, afixação de artigos de publicidade em prédios e viadutos; utilização de drones ou zepelins com marca de alguma empresa; ir aos jogos com camisas ou acessórios de marcas de empresas não patrocinadoras do evento; afixar artigos de publicidade em prédios e viadutos.
 
– Vender produtos referentes ao evento sem o licenciamento da Fifa ou falsificados. 
 
Gomide esclarece que os estabelecimentos comerciais que sejam patrocinados por empresas concorrentes às patrocinadoras do mundial, por exemplo, poderão funcionar normalmente durante o evento, desde que não infrinjam as regras do plano de marcas Fifa e o Código de Posturas do Município
.
Confiram o plano de proteção às marcas completo no site: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/marketing/brand-protection/index.html
 
 
Dálcia de Oliveira
Comunicação e Mkt CDL/BH

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