Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Reforma Política

Apoio ao Comércio

A reunião quinzenal do CDL Jovem contou com a presença do Deputado Estadual Lafayette Andrada (PSDB) que discursou sobre o tema da Reforma Política para os presentes. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 02 de outubro, na sede da CDL/BH.

Andrada explicou que o assunto tomou dimensão nacional depois que o tema foi um dos assuntos abordados nas manifestações populares do mês de junho. Apesar disso, com o desenrolar dos fatos, entre eles a atitude da Presidente Dilma Rousseff de propor um plebiscito para votar sobre o tema, o assunto como um todo acabou sendo desviado do seu foco. “Na verdade, o que foi proposto no plebiscito e que a mídia e todos discutiram foi a Reforma do Sistema Eleitoral, que é uma parte da Reforma Política”, expôs.

Segundo o deputado, o Sistema Eleitoral amplamente discutido refere-se à mudança do sistema atual, que é de eleição majoritária, ou seja, são eleitos aqueles políticos que possuem mais votos e que estejam em partidos com maior bancada na Câmara e Senado ou em partidos pequenos coligados a esses partidos maiores. “Não há um consenso, alguns políticos apoiam a mudança desse sistema para o voto distrital, outros para o distrital misto e outros para lista fechada, por isso, eu acredito que a Reforma Política nunca sairá”, argumentou.

Além do Sistema Eleitoral, a Reforma Política engloba também diversos assuntos, como o fim das coligações dos partidos, a manutenção de quatro anos ou a mudança para cinco anos para os mandatos políticos, o fim ou permanência das reeleições e o polêmico financiamento público de campanhas.

Neste ponto, o deputado explica que existe muita desinformação sobre o assunto, em que os cidadãos acreditam que financiarão as campanhas políticas dos partidos. “Hoje em dia, eleição é um processo caríssimo, que nenhuma pessoa física tem condições de pagar. Sairá na frente aquele político que é financiado por grandes corporações, neste caso os interesses irão falar mais alto. Eu sou favorável ao financiamento público onde os políticos se igualam e acaba com o jogo de interesses em cima da vontade da nação”, explicou.  

O deputado finalizou sua participação na reunião do CDL Jovem deixando a mensagem que, por mais complicado e chato que pareça, é necessária a participação e o interesse pela política, por que o futuro de todos nós e da sociedade passa por meio dela.

 

25 anos do CDL Jovem

O presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta, convidou os presentes na reunião para um brinde em comemoração aos 25 anos do Centro de Desenvolvimento Lojista Jovem – CDL Jovem. 

 

Posse dos novos diretores

Durante a reunião do CDL Jovem foram empossados novos membros da diretoria do grupo, que são eles:

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …