Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Reivindicação da CDL/BH para criação de faixas exclusivas para motociclistas na capital mineira pode sair do papel

Notícias gerais

Desde 2016 a entidade solicita aos órgãos de trânsito da capital a criação de motofaixa e no último ano articulou a inclusão de uma emenda de R$ 400 mil na Lei orçamentária Anual de 2025 destinada à criação de corredores exclusivos para motos

Em entrevista na última semana, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, defendeu a implantação de faixas exclusivas para motos na capital mineira. O prefeito afirmou que existem algumas vias com limitações para a implantação das faixas, mas garantiu que onde for possível fazer, será feito. 

A criação de corredores exclusivos para motocicletas, as motofaixas, é uma solicitação antiga da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Desde 2016, a entidade solicita aos órgãos de trânsito da capital estudos para viabilizar a criação de motofaixas, em algumas vias em caráter experimental. O projeto da criação de motofaixa também inclui a zona de espera, o motobox, que já foi implementada nas principais vias. 

A iniciativa surgiu dentro da campanha educativa ‘Ande Seguro’, promovida pela CDL/BH, ação realizada anualmente que tem como foco a conscientização dos motociclistas quanto à importância dos equipamentos de segurança, manutenção preventiva e pilotagem segura. 

Condições seguras para a realização do trabalho e proteção de vidas

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, apontou a importância dos profissionais motociclistas para a economia, especialmente para o setor de comércio e serviços e a necessidade de oferecer a eles condições seguras para a realização do trabalho e proteção de vidas. “Eles desempenham um papel fundamental na logística urbana da cidade e tornaram-se ainda mais essenciais desde a pandemia, com o aumento dos serviços de entrega. É necessário garantir que os veículos que utilizam, bem como o trajeto que fazem, estejam em condições seguras”, disse. 

Especialmente por sua facilidade de deslocamento e baixo custo, a motocicleta tornou-se um meio de transporte atrativo e vem ganhando espaço entre os meios de locomoção em Belo Horizonte e em outras cidades. No entanto, isso tem trazido risco aos usuários, principalmente os inexperientes, com maior probabilidade de acidentes. “Uma alternativa para aumentar a segurança desse grupo pode ser a implantação de uma faixa exclusiva de motos, conhecida em outras cidades como Faixa Azul”, afirmou Souza e Silva. 

PBH já tem orçamento previsto para a criação das motofaixas

Na busca por maior segurança e fluidez no trânsito da capital mineira, a CDL/BH articulou a inclusão de uma emenda de R$ 400 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA), destinada à criação de faixas exclusivas para motos. A iniciativa, sancionada pela Prefeitura, marca um passo importante para a mobilidade urbana em Belo Horizonte.

A emenda foi apresentada pela CDL/BH por meio de Sugestão Popular durante a tramitação da LOA na Câmara Municipal. Após aprovação pelos vereadores, a proposta foi incorporada ao orçamento e oficializada pelo Executivo. De acordo com a LOA, deve ser obrigatoriamente executada em 2025.

Além de garantir a previsão orçamentária para a implementação das motofaixas, a entidade entregou à Prefeitura uma série de sugestões e análises relacionadas à medida. Entre os pontos apresentados estão o mapeamento de vias que podem receber os corredores exclusivos, bem como um panorama das experiências bem-sucedidas de implantação desse modelo em outras cidades brasileiras.

Com as recentes mudanças na Prefeitura, a CDL/BH quer intensificar o diálogo para viabilizar a proposta. A expectativa é a de que as discussões avancem para o planejamento e execução das motofaixas em pontos estratégicos da cidade.

“Esperamos que a indicação de recursos e o levantamento de informações que fizemos seja um ponto de partida para a Prefeitura implementar um projeto-piloto das motofaixas em vias com maior tráfego de motos em Belo Horizonte. Com essa iniciativa, visamos aumentar a segurança dos motociclistas e melhorar o fluxo do trânsito na cidade. Agora que a proposta foi apresentada às autoridades municipais, aguardamos a avaliação e a implementação desse espaço dedicado para as motos, que pode reduzir o risco de acidentes e facilitar a circulação de veículos nas vias. Estamos confiantes de que essa medida trará benefícios para todos”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Faixa exclusiva promove trânsito mais seguro e organizado

Os comerciantes têm defendido que a implantação da faixa exclusiva pode trazer aumento da segurança, redução de congestionamentos, maior incentivo ao uso seguro de motos, benefício ambiental e redução de custos para o Estado. “A criação de faixas dedicadas às motocicletas reduz colisões ao separar motos de veículos maiores, diminuindo a circulação no “corredor” e promovendo um trânsito mais seguro e organizado, além de agilizar e tornar mais seguras as entregas, beneficiando tanto os motociclistas quanto o comércio e os consumidores”, destaca Souza e Silva.

No ofício enviado à Prefeitura, a CDL/BH mostra que a implantação da motofaixa encontra respaldo na legislação municipal de Belo Horizonte. Foram destacados também alguns aspectos da experiência da cidade de São Paulo, que está em fase mais avançada dos estudos e apresentado resultados promissores, além de um panorama de como as outras cidades brasileiras estão implementando a medida.

A entidade sugere ainda algumas vias que podem ser avaliadas para a implementação das faixas para motociclistas em Belo Horizonte, como a Avenida Antônio Carlos, Avenida Amazonas, Via Expressa e Avenida dos Andradas. Mas reforça que são os órgãos de trânsito que devem realizar um estudo detalhado para identificar os locais mais adequados, considerando os requisitos técnicos e operacionais das vias.

Crédito fotográfico: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
15 de abril de 2025
Confira como será o funcionamento do comércio na capital mineira nos feriados de 18 e 21 de abril

CDL/BH informa que na Sexta-feira da Paixão, não haverá expediente. No feriado de Tiradentes, setor pode funcionar …

Atuação Social
15 de abril de 2025
CDL/BH a favor das motofaixas e de uma cidade mais verde

Em reunião com a Presidente em exercício da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereadora Fernanda Pereira …

Notícias gerais
7 de abril de 2025
Ponto Cultural CDL participa da 10ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Evento será no dia 10, quinta-feira. Espaço estará aberto até às 20h Na próxima quinta-feira, 10, …

Notícias gerais
2 de abril de 2025
Projeto do Memorial da Imigração Libanesa é lançado em Minas Gerais

Exposição de fotos e documentos terá início em agosto na Biblioteca Pública. Também serão realizadas palestras …