Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

RESTAURAR, PRESERVAR E INVENTAR SÃO DESTAQUES NAS COLEÇÕES QUE SE APRESENTAM NO MINAS TREND

Notícias gerais

Para a CDL/BH, patrocinadora do evento, empresas precisam ficar atentas a um público cada vez mais exigente e consciente

A 31ª edição do Minas Trend, que começa na próxima terça-feira, dia 16, na capital mineira e traz para o público de lojistas e compradores as tendências da temporada primavera-verão 2025, promete ter como destaque, nas coleções que serão apresentadas, conceitos como restaurar, preservar e inventar.

 O evento, que acontece até o dia 18 de abril no Minascentro, é considerado o maior salão de negócios do segmento da América Latina. Promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Minas Trend conta com patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A jornalista e consultora de moda Cris Gurgel que produz conteúdos que seguem a linha WGSN, empresa de previsão de tendências com escritórios em Londres, Nova York, Hong Kong e São Paulo, considera três macrotendências para a próxima temporada, com foco em conceitos diferentes: restaurar, preservar e inventar. De acordo com Cris, há uma tendência de se valorizar a natureza e seus recursos nas roupas e acessórios por meio de florais macro, insetos e estampas animal print.

No caso dos acessórios, a tendência é utilizar pedras naturais, couro ecológico, lonas reaproveitadas, metais com efeitos desgastados e texturizados. Tudo isso preservando a natureza. Para Cris Gurgel, a tendência é extrair da natureza esse acolhimento místico, sobrenatural e de proteção que o ser humano precisa. Em Minas Gerais, o foco são as técnicas artesanais milenares de bordado, tricô, crochê e macramê. O design, segundo Cris, é uma terapia, fazendo as coisas à mão e passando o conhecimento de geração a geração.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, como o público brasileiro está cada dia mais exigente e com uma consciência sustentável, as empresas precisam acompanhar essa tendência. “O mercado, de qualquer segmento, precisa estar alinhado com o novo perfil de consumidor, afinal é ele quem dita as  tendências”, diz. “Estamos na era da economia circular. O consumidor tem buscado produtos ecologicamente corretos, mais sustentáveis, desde a produção, passando pela comercialização até o descarte”, completa.

Marcas – Durante os três dias, mais de 120 marcas estarão no Minas Trend, sendo 50 grifes estreantes, de diferentes regiões do país. Elas estão distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia, além dos segmentos Kids, Baby e Teens, estreantes na feira. O evento contemplará, nessa edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, que remete a grande vitrine de tudo que é criado, produzido e comercializado no mercado da moda mineira e brasileira.

Relacionamento e transmissão ao vivo – Para facilitar a aproximação entre varejistas e atacadistas, a CDL/BH terá um espaço de relacionamento do salão de negócios. A Rádio CDL FM 102.9 também estará presente, com transmissão ao vivo do evento, comentando sobre o Minas Trend e todas as tendências da temporada.

Publicações similares

Notícias gerais
12 de setembro de 2024
Eleições 2024: Segurança pública é tema prioritário para comércio de BH

Dentre as sugestões apresentadas pelos lojistas aos candidatos à PBH está o reforço da Guarda Civil …

Notícias gerais
2 de setembro de 2024
Fundação CDL – BH e Instituto Localiza se unem para combater a fome em BH e Região Metropolitana

Voluntários se juntaram para doar mais de de 520 quilos de alimentos para famílias abaixo da …

Notícias gerais
2 de setembro de 2024
Varejo de BH encerra semestre com melhor desempenho dos últimos três anos

Crescimento nas vendas é atribuído à desaceleração da inflação e à geração de empregos na capital. …

Notícias gerais
27 de agosto de 2024
Eleições 2024: Lojistas querem compromisso dos candidatos com zeladoria urbana eficiente

Setor teme que deterioração da cidade, especialmente em regiões próximas às lojas de rua, prejudique as …