Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Revista Mercado Comum é homenageada pelos seus 20 anos

Apoio ao Comércio

 

O presidente da Revista Mercado Comum, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, e equipe estiveram presentes na reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, 12, na sede da Entidade. A equipe representou a revista na homenagem recebida pelos seus 20 anos de história.

O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, entregou uma placa ao Jornalista Carlos Alberto Teixeira, que agradeceu a homenagem. “Tenho muito orgulho e me sinto muito confortável em dizer que a Revista Mercado Comum iniciou nesta casa. Fizemos aqui também a 1ª solenidade de entrega do prêmio Top of Mind, que já se tornou referência para o mercado”, explicitou Jornalista Carlos Alberto Teixeira.

Perspectiva da Economia Brasileira

O Jornalista Carlos Alberto Teixeira também apresentou a palestra Perspectivas da Economia Brasileira. Segundo ele, as projeções de crescimento da economia nacional para os próximos anos são pessimistas.

Ele explicou que de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil deve ter uma média de crescimento de 2,5%, enquanto os Estados Unidos e o mundo deve ter uma média de 2,6%. “Eu acredito que a previsão do FMI está extremamente generosa para o Brasil, pois a maioria dos analistas preveem uma média de 2%. Isso preocupa, pois um pais que não cresce acima da média mundial tem seu desenvolvimento comprometido”. afirmou Jornalista Carlos Alberto Teixeira.

Durante sua palestra, o empresário expôs que, analisando o período de 2001 a 2014, nosso país foi um dos que menos cresceu no período. O mundo teve uma média de crescimento de 63%, os Estados Unidos 27%, países desenvolvidos 25%, da zona do euro 14%, América Latina 60% e países emergentes 124%. Já o Brasil, a média de crescimento do país ficou em 55,2%.

Teixeira também apresentou a realidade de Minas Gerais que não é diferente da brasileira. Nosso Estado obteve uma média de crescimento de 9,3% nos últimos três anos, sendo suplantado pelo Rio de Janeiro como a segunda maior economia do país. A taxa de crescimento do Estado em sucessivos governos vem diminuindo em relação à taxa de crescimento brasileira. “No período do governo Aécio Neves, a taxa foi negativa de 0,4%, e no período Anastasia 0,0%. Nosso Estado vive um processo de desindustrialização, essa situação precisa ser revertida”, apontou.

O presidente do Jornal online Mercado Comum, Jornalista Carlos Alberto Teixeira acredita que a indústria brasileira passará a ter um desempenho melhor em 2014, em média 2,5%. Já o consumo das famílias deve ficar em 3,1% e a taxa de investimento do país em percentual do PIB, se manterá 18,5%. “Este é um dos grandes entraves para o crescimento do nosso país, a China, por exemplo, reserva 25% do seu PIB para investimento”, argumentou.

Um foco de atenção para 2014, de acordo com o Jornalista Carlos Alberto Teixeira, será a inflação, que tem uma previsão de média de 5,9% para o ano que vem. Segundo ele, o governo persiste em confundir o centro de meta da inflação com o teto da meta. “As manifestações de rua mostraram uma percepção real da perda de poder aquisitivo da população. Se a inflação mantiver esse curso, ano que vem pode voltar a repetir as manifestações. É fundamental segurar a inflação em 2014, se a Dilma Rousseff não quiser entregar as eleições para outro candidato”, concluiu  

 

Posse dos novos Conselheiros

Durante a reunião, também foram empossados os novos membros do Conselho Consultivo da CDL/BH. Eles receberam dos seus respectivos padrinhos o PIN da Entidade. Veja abaixo a lista com os novos membros, suas empresas e seus padrinhos.

Bruno Pellizzaro Dias Afonso – Restaurante Sakê  – Padrinho: Marcos Innecco Corrêa  

José Eduardo Freitas Mendes – Núcleo de Segurança – Padrinho: Bruno Selmi Dei Falci

Marcelo Augusto Gomes Cataldo  -Rommanel – Padrinho: José Ângelo de Souza.

Ronnye Peterson Baia Antunes – CenterLab – Padrinho: Osvaldo Oliveira Graça

Rui Fidélis de Campos Júnior – Obradec Material de Construção – Padrinho: Bruno Selmi Dei Falci.

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …