Notícias - 3 de janeiro de 2018 Revolução Digital Apoio ao Comércio A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios. O jargão "Mindset Digital" surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores. Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído: • Passear no centro da cidade em busca de ofertas e pesquisando preços tem sido substituído pelos diversos sites de pesquisa de ofertas e comparadores de preço. O cliente sai de casa sabendo onde irá comprar; • Negociar preço e descontos por conta do meio de pagamento – “à vista tem desconto?” tem sido substituído por comparações com preços online – “você cobre o preço do site?” • As indicações e sugestões de amigos tem sido substituído pelos diversos sites e redes sociais que oferecem e contribuem com uma imensa quantidade de recomendações, compartilhamentos, reclamações de produto; • Ser atendido deixou de ser opção obrigatória, e o atendimento passou a ser substituído por ferramentas, equipamentos e aplicativos de self-checkout; • Tirar dúvidas sobre produtos e questões técnicas tem sido substituído por pesquisas no Google e vídeos, conteúdos todos gratuitos e apresentados em diversos métodos e formatos. Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valorizada” que em loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada. Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor, criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física. Veja como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples: • Prateleiras com os produtos mais vendidos no bairro; • Recomendação de outros produtos conforme “Se você gostou, você também vai gostar…”; • Espaço com seleção das melhores compras para dar de presente; • Produtos com reviews, avaliações e recomendações, permitindo o cliente ter maior segurança na compra. Por isso o "Mindset Digital" não é focar apenas em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios: • Keep it Simple: Torne os processos simples e fáceis tanto para a operação como para o cliente; • Be Agile: Seja rápido, não só no desenvolvimento, mas também nas melhorias e nas inovações; • Use Data: Utilize dados e reforce as suas ferramentas, usando os dados, informações e conhecimento de forma inteligente; • Focus on the CX: Foque na experiência do cliente encantando os seus clientes com uma jornada de compra: simples, rápida e inteligente. • Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele? Fonte : Mercado&Consumo – Artigo: Ulysses Perin Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …