Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Revolução Digital

Apoio ao Comércio

A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios.


 


O jargão "Mindset Digital" surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores.


 


Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído:


 


Passear no centro da cidade em busca de ofertas e pesquisando preços tem sido substituído pelos diversos sites de pesquisa de ofertas e comparadores de preço. O cliente sai de casa sabendo onde irá comprar;


 


Negociar preço e descontos por conta do meio de pagamento – “à vista tem desconto?” tem sido substituído por comparações com preços online – “você cobre o preço do site?”


 


As indicações e sugestões de amigos tem sido substituído pelos diversos sites e redes sociais que oferecem e contribuem com uma imensa quantidade de recomendações, compartilhamentos, reclamações de produto;


 


Ser atendido deixou de ser opção obrigatória, e o atendimento passou a ser substituído por ferramentas, equipamentos e aplicativos de self-checkout;


 


Tirar dúvidas sobre produtos e questões técnicas tem sido substituído por pesquisas no Google e vídeos, conteúdos todos gratuitos e apresentados em diversos métodos e formatos.


 


Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valorizada” que em loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada.


 


Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor, criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. 


 


Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física.  Veja como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples:


 


Prateleiras com os produtos mais vendidos no bairro;


Recomendação de outros produtos conforme “Se você gostou, você também vai gostar…”;


Espaço com seleção das melhores compras para dar de presente;


Produtos com reviews, avaliações e recomendações, permitindo o cliente ter maior segurança na compra.


 


Por isso o "Mindset Digital" não é focar apenas em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios:


 


Keep it Simple: Torne os processos simples e fáceis tanto para a operação como para o cliente;


 


Be Agile: Seja rápido, não só no desenvolvimento, mas também nas melhorias e nas inovações;


 


Use Data: Utilize dados e reforce as suas ferramentas, usando os dados, informações e conhecimento de forma inteligente;


 


Focus on the CX: Foque na experiência do cliente encantando os seus clientes com uma jornada de compra: simples, rápida e inteligente.


 


Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele? 


 


Fonte : Mercado&Consumo – Artigo: Ulysses Perin


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Comércio de BH poderá funcionar no próximo sábado, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2024
Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da …