Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

Atuação Social

O Vice-presidente Administrativo e Financeiro da CDL/BH, Anderson Souza Rocha, participou nesta terça-feira, 31 de julho, do evento de incorporação do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância. O decreto foi assinado pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, no próprio Santuário, na Serra da Piedade, em Caeté.

O título aumentará a visibilidade do local, além de fomentar o turismo e atrair recursos. O decreto também prevê a adoção de políticas públicas como a preservação da biodiversidade do entorno do Santuário. Para Anderson Rocha, a medida é um grande incentivo para o turismo mineiro. “A CDL/BH, como membro do Conselho Estadual de Turismo, acredita que essa ação é de fundamental importância para fortalecer o turismo local e contribuirá para geração de emprego e desenvolvimento econômico”, afirma.

O ato coincide com a celebração dos 52 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas. Este é o primeiro atrativo de Estado considerado de Especial Relevância.

 

Rota de Peregrinação  

A Serra da Piedade passa a ser um dos pontos de partida do Caminho Religioso Estrada Real (Crer), cuja segunda etapa de implantação foi oficializada pelo governador durante a solenidade. O Caminho será um trajeto para peregrinação de aproximadamente 850 km de extensão, que liga os santuários da Padroeira de Minas e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A rota coincidirá com parte da Estrada Real, passando por 37 cidades, sendo 32 em minas e cinco em São Paulo. O projeto abrange, ao todo, 86 municípios mineiros.

O Caminho Religioso poderá ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo, e disponibilizará infraestrutura de apoio para os peregrinos como quiosques para descanso, bebedouros, paraciclos e estrutura para cavalo. Em trilhas serão feitas correção do solo e instalação de guarda-corpo.

O percurso será sinalizado e serão confeccionados guias ilustrativos com mapas para orientação. Será instituída uma credencial a ser carimbada em pontos pré-estabelecidos e, ao final do percurso, um Certificado de Conclusão do Caminho Religioso será emitido para aqueles que tiverem todos os carimbos. O projeto é baseado no Caminho de Santiago de Compostela, que percorre um trajeto da França à Espanha em 750 km.

 

Turismo Religioso

O segmento de Turismo Religioso é um dos que mais cresce no mundo. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos. Mais de 8,1 milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé.

Em 2013, Belo Horizonte vai sediar o II Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), que deverá reunir cerca de quatro mil pessoas. O CMUC é um dos eventos que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de Minas

 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …