Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Segurança pública

Apoio ao Comércio


Segurança e seus impactos na sociedade e nas empresas foi tema de palestra ministrada pelo professor da Puc Minas, Luiz Flávio Sapori, nesta terça-feira, 30 de outubro,  na CDL/BH, com o apoio do Sebrae-MG.


Sapori abordou o problema da violência urbana em Belo Horizonte em comparação ao estado de Minas Gerais e ao Brasil. O professor apresentou um diagnóstico da situação atual, baseado em pesquisas, e analisou os fatores sociais que condicionam a dinâmica dos indicadores da criminalidade.


Segundo o professor, o processo de retomada da democracia na sociedade brasileira, desde meados da década de 1980, não trouxe consigo avanços em relação a ordem pública e ele observa que os maiores índices de criminalidade tem se deslocado das capitais do Sudeste para o Nordeste brasileiro. De acordo com pesquisa do Sistema de Informações sobre Mortalidade/DATASUS, de 2010, Maceió liderava o ranking da taxa de homicídios, seguida por Salvador, João Pessoa e Belém.


Entre 2000 e 2008, houve crescimento de 406% na incidência de homicídios na Bahia, de 120% em Alagoas, de 122 % no Ceará, de 178% no Rio Grande do Norte, de 134% no Sergipe, de 60% na Paraíba. Esse aumento da violência, segundo Sapori, tem sido acompanhado de uma lenta e gradual melhoria dos indicadores sociais como queda na proporção de pobres, queda da miséria, avanços nos indicadores de saúde e educação e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Nos últimos dois anos a criminalidade violenta retoma trajetória de crescimento em Minas Gerais, em torno de 20% e na região metropolitana os assaltos cresceram quase 50 % comparando-se janeiro/agosto de 2010 com janeiro/agosto de 2012. Para Sapori, a descontinuidade da gestão da política de segurança pública provoca uma série de problemas como a intensificação dos conflitos entre as polícias e paralisação dos investimentos.


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …