Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

SETE EM CADA DEZ LOJISTAS DE BELO HORIZONTE FICARAM SATISFEITOS COM AS VENDAS DE NATAL

Apoio ao Comércio

Levantamento da CDL/BH revela que roupas e calçados foram os produtos mais vendidos. Pagamento à vista no cartão de crédito foi a escolha da maioria dos consumidores

As vendas em torno do Natal foram positivas para os lojistas da capital mineira. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizado com uma amostra de 103 entrevistados, entre os dias 26 e 29 de dezembro, 74% dos comerciantes afirmam que a movimentação atendeu parcialmente, completamente ou superou as expectativas para o período. Dos lojistas ouvidos no levantamento, 26% afirmam que as vendas ficaram abaixo do esperado. 

Em uma análise geral, comerciantes que relatam melhora e piora nas vendas deste Natal em comparação ao do ano passado estão empatados em 30,1%. Para 39,8% não houve diferença. 

Para os que acreditam que as vendas foram melhores, os fatores que influenciaram foram divulgação dos produtos (54,8%), promoções e ofertas (22,6%), produtos diferenciados (16,1%) e atendimento qualificado (9,7%). Também foram citados: fim da pandemia (6,5%), confiança do consumidor (3,2%) e vendas on-line (3,2%). As respostas foram de múltipla escolha. 

Já os comerciantes que sentiram piora nas vendas, apontam questões como aumento do preço dos produtos (61,3%), concorrência com a internet (35,5%), cenário político (16,1%), Copa do Mundo (16,1%), aumento da inadimplência (3,2%) e diminuição da renda dos trabalhadores (3,2%). As respostas também foram de múltipla escolha. 

“A satisfação dos lojistas em relação às vendas deste Natal é semelhante à do último ano. Entretanto, o impacto sentido em 2021 foi maior, já que saíamos de um grande período de isolamento social e demanda reprimida. Neste ano, com o controle da pandemia e a atividade econômica mais aquecida, a expectativa é que o impacto fosse, de fato, um pouco mais suave”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.  Ainda segundo Souza e Silva, os lojistas ouvidos pela entidade relatam que as lojas físicas foram o principal canal de vendas. 

Roupas e calçados foram os mais procurados

Confirmando as perspectivas das pesquisas anteriores ao Natal, os produtos com maior saída foram vestuário (42,7%), calçados (14,6%), móveis e colchões (6,8%), itens de decoração (5,8%), livros e itens de papelaria (4,9%). 

A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores foi o pagamento à vista no cartão de crédito (42,7%), em seguida foram: parcelado no cartão de crédito (28,2%) – com uma média de 3 parcelas (44,8%) e 10 parcelas (20,7%); PIX (18,4%); Cartão de débito (9,7%) e boleto, com 1%. Os dados revelam que o comportamento de pagamento do consumidor seguiu o mesmo padrão do último ano.

 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …