Notícias -

Setor produtivo e PBH se unem para execução de projetos de desenvolvimento econômico da capital

Apoio ao Comércio

A Prefeitura de Belo Horizonte, em reunião realizada ontem, 19, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), confirmou apoio e adesão à InvestBH e ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH). Os dois programas são de iniciativa do setor privado e buscam captar investimentos para a cidade e elaborar planos estratégicos de desenvolvimento urbano, social e econômico.

O encontro, promovido pelo presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria e também do diretor executivo do Codese-BH, Elvis Gaia, do CEO da TSX Invest, Paulo Pinto, e do  diretor comercial, Flávio Leite. Também esteve presente o vice-presidente da CDL/BH, Marcos Innecco.

Da esquerda para a direita: Marcos Innecco, Marcelo de Souza e Silva, Adriano Faria, Elvis Gaia, Flávio Leite, Paulo Pinto, Guilherme Meireles e Joel Souza | Foto: Alessandro Carvalho

De acordo com o secretário Adriano Faria, a administração municipal quer dialogar com o setor produtivo da cidade para que possam criar conjuntamente novas propostas de investimentos. “Precisamos que a prefeitura participe de programas tão importantes como o Codese-BH e a InvestBH. Eles vão dar embasamento para os principais debates em torno da cidade e vão ampliar a interlocução público-privada para fortalecer o futuro de Belo Horizonte”, destacou.

“O objetivo dessa união é catalisar as ações dos setores público e privado. Há algum tempo a cidade carece de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico. De forma autônoma, a CDL/BH e o setor produtivo vêm se movimentando para alavancar a competitividade da capital mineira no cenário nacional. Com o apoio da Prefeitura ao trabalho da InvestBH e do Codese-BH, teremos resultados mais rápido”, avaliou Marcelo de Souza e Silva.

A InvestBH tem como propósito atrair a atenção dos investidores nacionais e internacionais para a cidade. E, segundo Paulo Pinto, da TSX Invest, a agência irá executar programas e políticas que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico e solidifiquem a relação do investidor com a capital.

Plano de ação
As entidades que compõem o Codese-BH irão criar nos próximos meses um plano com ações estruturantes, cujo objetivo é colaborar para decisões estratégicas referentes ao desenvolvimento da capital mineira. Serão estratégias realizadas a longo prazo que, segundo o diretor executivo do Codese-BH, Elvis Gaia, vão promover “a união de empresários, cidadãos e o poder público em um espaço plural e diverso, sempre em busca de objetivos em comum com uma agenda de convergência e propositiva”.

Sobre o Codese-BH
Codese-BH é uma organização formada pela sociedade civil organizada, para colaborar com uma função pública de extrema importância: pensar o futuro da cidade e colaborar com os planos de desenvolvimento econômico, social e urbano. O Codese-BH pretende criar um espaço plural e diverso, focado em objetivos comuns, com uma agenda de convergência e propositiva em prol do futuro de Belo Horizonte, sem enfoque nas questões imediatas ou urgentes, e sem envolvimento com a agenda político-partidária.

O Núcleo de Ignição do projeto conta com apoio de importantes entidades como Sebrae, Fecomércio, Fiemg, ACMinas, Associação do Hipercentro, Sinduscon/MG, Aelo/MG, CMI/Secovi, CDL/BH, CAU/MG, Crea/MG, ASBEA, SME, SERT/MG e Setcemg/MG. Além do Núcleo de Ignição do Projeto, o Codese-BH conta com cerca de 60 entidades ativas nas atividades dos seus Grupos de Trabalho.

Sobre a InvestBH
A InvestBH é uma entidade do terceiro setor que, de forma autônoma, irá potencializar Belo Horizonte como um vetor de desenvolvimento para Minas Gerais. O objetivo é aprimorar a relação entre setores público e privado em busca de geração de negócios, oportunidades, emprego, renda e, principalmente, desenvolvimento econômico. A agência será destinada aos empresários dos setores de comércio e serviços, turismo, eventos, tecnologia, economia digital e áreas ligadas à saúde.

A ação é uma parceria da CDL/BH com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Invest Minas (agência de promoção de investimentos do estado) e TSX Invest, braço da TSX Group especializada em criação de agências que atuam na atração e na promoção de investimento privado para o desenvolvimento de regiões e cidades.

Atuação
Dentre as atividades que serão realizadas pela InvestBH estão a consultoria de negócios, mapeamento de oportunidades de investimento, inteligência e facilitação de investimento, promoção de território, defesa da causa e inovação.

A agência terá sua atenção voltada para os setores que compõem a base de nossa economia: comércio e serviços, turismo de negócios, saúde e inovação. “Somos a segunda cidade do país com o maior número de startups. 9,5% do total nacional estão em nossa cidade. Possuímos um forte ecossistema de inovação e esse cenário precisa ser impulsionado a gerar emprego e renda”, analisa Souza e Silva.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.investbelohorizonte.com.br

SEO MUNIZ
Link112