Notícias -

Situação econômica e estratégias empresariais

Apoio ao Comércio

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Lincoln Fernandes, apresentou a palestra “Situação econômica e estratégias empresariais” durante reunião quinzenal do CDL Jovem. O encontro das jovens lideranças foi realizado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro.

Fernandes explicou que a crise não se reverte no curto prazo, pois não estamos vivendo apenas uma crise cíclica de nível de atividade econômica, temos uma crise de esgotamento de um modelo econômico e político, em que é a oferta que precisará ser estimulada.  Dentro desse cenário persiste um quadro simultâneo de estagnação e inflação persistente, com endividamento das famílias e empresas acima da média histórica.

Apesar de o cenário econômico influenciar no sucesso de uma empresa, Fernandes, que também é empresário, apresentou o resultado de uma pesquisa em que 87% das causas de mortalidade das empresas está sob o controle das mesmas.

Dentro desse contexto, 70% são fatores estratégicos, como baixo desenvolvimento de mercados, falta do planejamento e estratégia; 17% são fatores organizacionais, como finanças corporativas poucos desenvolvidas, processos produtivos e administrativos obsoletos e baixo nível de governança corporativa. E os 13% restantes são devido a fatores externos, como medidas regulatórias, retração econômica e mercado de trabalho.

 

Posse dos novos diretores

Durante a reunião quinzenal do CDL Jovem, foram empossados novos membros da diretoria do grupo, seguem a relação abaixo.

Elisa Vidigal,

Fábio Hong,

Henrique Castro,

Humberto Noronha,

Juliano Lages,

Letícia Barbosa

Rafael Moreira

 

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing